Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018

New Order, Mitski e Spiritualized confirmados para o Vodafone Paredes de Coura

Esta semana foram anunciados mais nomes para a 27.ª edição do Vodafone Paredes de Coura. New Order, Mitski e Spiritualized juntam-se aos já anunciados Boy Pablo, Acid Arab (live), Car Seat Headrest, Kamaal Williams e Father John Misty.

Fundados das cinzas dos lendários do post-punk Joy Division, os enigmáticos New Order conseguiram triunfar sobre a tragédia que abalou o grupo inglês e emergiram como uma das bandas mais influentes e aclamadas dos anos 80.

Embora os primeiros anos de atividade estivessem sob influência da sonoridade de Joy Division, a passagem por diversos clubes underground da cena nova-iorquina rapidamente os levou a adicionar elementos new wave e dance music aos seus temas. “Blue Monday” (1983), o single de 12 polegadas mais vendido da história, foi o ponto final na herança fortemente marcada pelo rock sombrio dos Joy Division e tornou-se um exemplo na revolução da música eletrónica.

O álbum Live at the London Troxy, lançado no final de 2011, documentou o regresso bem-sucedido dos New Order aos palcos, bem como a oportunidade de atuarem, juntamente com Blur e The Specials, na sessão de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres. Apesar da saída de Peter Hook ter ocorrido oficialmente em 2007, Lost Sirens de 2013 ainda conta com a participação do baixo do músico natural de Salford. Só em Music Complete (2015) vemos refletido um novo universo de New Order com 12 temas que seguem uma linha mais electrónica. O álbum foi lançado em vários formatos, incluindo uma caixa de vinil de luxo que apresenta versões especiais de todos os temas. Estas versões foram lançadas separadamente em maio do ano seguinte, sob o título Complete Music. NOMC15, gravado na Academia Brixton, surgiu em 2017.

Conhecida pelas suas letras sinceras sob uma versão cativante e volátil do indie rock, Mitski nasceu no Japão e cresceu entre treze países antes de se instalar na cidade de Nova Iorque para estudar cinema. O gosto pela composição musical surgiu ainda enquanto estudante do ensino secundário onde escreveu “Bag of Bones”, faixa que mais tarde inseriu no disco de estreia Lush. Depois de ingressar no curso de cinema no Hunter College, decide dedicar-se a uma antiga paixão e estudar música na Universidade Estadual de Nova Iorque em Purchase (SUNY). Os seus dois primeiros álbuns, Lush (2012) e Retired from Sad, New Career in Business (2013), surgiram como um projeto escolar, mas traduziram-se na sua primeira experiência no universo musical. Num registo mais impulsivo e já de guitarra ao peito, afastando-se assim das linhas mais clássicas que identificaram os primeiros discos, surge Bury Me at Makeout Creek (2014).

No final de 2015, Mitski assinou com a editora independente Dead Oceans e em junho de 2016 lançou Puberty 2, que foi amplamente aclamado pela crítica e considerado um dos melhores álbuns do ano pelas revistas Rolling Stone, SPIN e Entertainment Weekly. Dois anos mais tarde e menos emocional surge Be the Cowboy, disco que explora a história de uma domesticada personagem feminina através de uma abordagem íntima e turbulenta.

O vocalista e guitarrista Jason Pierce formou Spiritualized após o término dos trance-rockers Spacemen 3. A mistura do minimalismo hipnótico com a leveza atmosférica levou-os a alcançar o sucesso internacional em 1997 com o álbum Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space. Inspirado pelos clássicos The Velvet Underground, La Monte Young e Steve Reich, Spiritualized criaram um terreno sóbrio entre o minimalismo e exuberantes sinfonias.

Space rock e shoegaze são alguns dos estilos que identificam as viagens sonoras que podemos percorrer nos temas da banda natural de Rugby. Após uma pausa de seis anos devido a motivos de saúde do membro fundador Jason Pierce, Spiritualized lançaram, em setembro deste ano, o tão esperado oitavo álbum de estúdio And Nothing Hurt. Com este disco a banda acrescenta mais um capítulo à história do rock, o que contraria muitos descrentes e prova que este género musical ainda tem muito por contar.

New Order juntam-se a Boy Pablo, Acid Arab (live) e Car Seat Headrest no dia 15 de agosto. Já Spiritualized juntam-se a Father John Misty no dia 16 de agosto e Mitski atua no último dia do festival, 17 de agosto, quando também sobe ao palco Kamaal Williams.

Os passes gerais podem ser adquiridos em bol.pt, ticketea e locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés,…) pelo preço de 90€. O Fã Pack FNAC Vodafone Paredes de Coura, que inclui o passe geral para o festival e uma t-shirt exclusiva, está também disponível, por 90€, nas lojas FNAC e em fnac.pt.