Sexta-Feira, 21 de Dezembro de 2018

Patti Smith and her Band, Julien Baker, Alice Phoebe Lou e Parcels confirmados no Vodafone Paredes de Coura

Patti Smith and her Band, Julien Baker, Alice Phoebe Lou e Parcels são as últimas confirmações da 27.ª edição do Vodafone Paredes de Coura.

Os artistas juntam-se aos já confirmados The National, Boy Pablo, Acid Arab, Kamaal Williams, Father John Misty, New Order, Mitski e Spiritualized.

Nascida em Chicago, Patti Smith mudou-se para Nova York em 1967, cidade onde conheceu Robert Mapplethorpe, o fotógrafo responsável pela capa do icónico Horses. Editado em 1975, Horses é considerado um dos maiores e mais influentes álbuns da história do movimento punk rock norte-americano. A obra, que também marcou a transição do clássico rock para o punk é igualmente citada como uma fundamental influência de sucessivos géneros, tais como o punk rock, post-rock e rock alternativo.

A multifacetada artista trilha um sólido caminho em cada vertente cultural que decide experimentar. Poetisa, cantora, fotógrafa, escritora e compositora, Patti Smith ganhou, em 2010, o National Book Award com o aclamado livro de memórias Apenas Miúdos. Além de membro do Rock and Roll Hall of Fame, Patti Smith foi também condecorada com o título Commandeur des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês. Graças à sua entrega e dedicação ao universo cultural recebeu, ao longo da sua carreira, inúmeros prémios honorários e variadas homenagens.

Também está confirmada a cantora e compositora Julien Baker que tem um talento especial para transformar a sua vulnerabilidade em temas carregados de força e emoção. Natural de Memphis, Tennessee, desenvolveu o gosto pela música enquanto criança quando aprendeu a tocar guitarra com a ajuda do seu pai, mas foi enquanto guitarrista da banda Forrister que aperfeiçoou o seu talento. Depois de produzir inúmeras músicas que não se enquadravam com o estilo rock da banda, Julien Baker decidiu vingar numa carreira a solo e em 2015 gravou o disco de estreia Sprained Ankle. Pouco tempo depois, com um som mais expansivo, mas letras igualmente íntimas, surgiu o segundo álbum de originais Turn Out the Lights (2017). Já este ano, a necessidade de afirmar o poder feminino no mundo da música levou Julien Baker a reunir forças com Phoebe Bridgers e Lucy Dacus e juntas criaram boygenius, um supergrupo de rock alternativo que em apenas quatro dias produziu o acalmado EP homónimo.

A feroz e independente abordagem de Alice Phoebe Lou à música transparece na sua criativa e cativante voz. A jovem sul-africana atraiu a atenção de amantes de música em todo o mundo graças às narrativas honestas e às cruas sonoridades musicais que desenvolveu pelas ruas de Berlim. Com o lançamento do novo álbum, previsto para 8 de março do próximo ano, Paper Castles, a cantora e compositora está confirmada para uma atuação onde sonoridades de soul, blues e jazz se misturam com delicadas harmonias.

Fragmentos de disco, funk, electro e um harmonioso quinteto são as peças necessárias para compor Parcels. A banda australiana nasceu em 2014 com Louie Swain, Patrick Hetherington, Noah Hill, Anatole Serret e Jules Crommelin, um grupo de amigos que decidiu abandonar antigos projetos que navegavam entre o folk e o metal.

Após uma série de EPs e o sucesso ‘Overnight’, single que contou com a colaboração da dupla francesa de música electrónica Daft Punk, este ano os Parcels editaram o homónimo álbum de estreia. Considerado pela NME um dos melhores álbuns discos do ano, Parcels transcende elementos de toda a história da pop e segue como linha condutora as tendências extravagantes da disco dos anos de 1980. Sucessos de electropop como ‘Lightenup’ e ‘IknowhowIfeel’ prometem um convite à dança no habitat natural da música.

A poetisa do rock Patti Smith sobe ao palco do Vodafone Paredes de Coura no dia 17 de agosto, tal como Alice Phoebe Lou. Já Julien Baker atua no dia 16 de agosto, sendo que Parcels têm concerto marcado para o primeiro dia do festival (14 de agosto).

Os passes gerais podem ser adquiridos em bol.pt, ticketea e locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés,…) pelo preço de 90€. O Fã Pack FNAC Vodafone Paredes de Coura, que inclui o passe geral para o festival e uma t-shirt exclusiva, está também disponível, por 90€, nas lojas FNAC e em fnac.pt.