Quinta-Feira, 1 de Fevereiro de2018

Crescimento de dois dígitos do serviço fixo impulsiona melhores resultados da Vodafone Portugal dos últimos nove anos

Número de famílias e empresas com serviço fixo ultrapassa 644 mil, +12,9% YoY.

• Clientes da Vodafone são os mais satisfeitos, garante ECSI
• Empresa lidera crescimento da TV por subscrição há 16 trimestres consecutivos
• Receitas de Serviços crescem 3,9% YoY no trimestre findo em dezembro
• Utilização de dados móveis aumenta 50% YoY

Os resultados da Vodafone Portugal no terceiro trimestre do exercício fiscal 2017-2018, os melhores desde 2009, são impulsionados pela liderança no crescimento da TV por subscrição há 16 trimestres consecutivos e pela obtenção dos maiores índices de satisfação dos Clientes no sector das Telecomunicações em estudos independentes, fruto da execução consistente de uma estratégia de enfoque no Cliente, de investimento e de diversificação do negócio ao longo dos últimos anos.

As Receitas de Serviços da Vodafone Portugal atingem 236 milhões de euros de outubro a dezembro, o que representa o valor absoluto mais elevado desde o terceiro trimestre do ano fiscal 2013/2014 e um acréscimo de 3,9% face ao período homólogo (Q2 17/18: +6,1%). Já as Receitas Totais avançam para 255 milhões de euros, uma subida de 1,9% face ao período homólogo (Q2 17/18: +3,9%).

O crescimento sustentado do negócio fixo, particularmente na TV por subscrição, de dois dígitos impulsiona o desempenho de um dos mais importantes indicadores de negócio. Num ambiente de plena convergência, a Vodafone Portugal é o operador que está a captar mais assinantes, em termos líquidos, na televisão por subscrição desde o terceiro trimestre de 2013, completando assim quatro anos de liderança nesta oferta, de acordo com os dados divulgados pela Anacom, relativos a setembro.

De outubro a dezembro, a base de Clientes do negócio fixo aumenta 12,9% YoY, superando os 644,4 mil. No mesmo período, a Vodafone reforça o seu compromisso em oferecer a mais completa experiência de comunicações aos seus Clientes, ao disponibilizar a CMTV na sua grelha de programação do serviço de TV. O canal de matriz informativa do Grupo Cofina, líder de audiência há um ano, integra agora o serviço de televisão por subscrição que mais cresce há quatro anos.

No segmento móvel, o destaque recai no acrescido peso dos Clientes 4G que, no final do trimestre em análise, cresce 34,7% YoY para 1,686 milhões. Já o número total de Clientes móveis fixa-se em cerca de 4,631 milhões. A utilização de dados móveis acelera 50% YoY no segmento móvel e a penetração de smartphones representa 72,6% da base ativa de Clientes móveis.

Os smartphones 4G e a oferta de dados móveis foram precisamente duas das propostas de valor da campanha de Natal da Vodafone, que ofereceu comunicações a Clientes, família e amigos.

A performance do móvel não é alheia às sucessivas distinções do mercado e dos Clientes em estudos de consultoras independentes. Em dezembro, a Empresa obteve novamente o maior índice de satisfação dos Clientes no sector das telecomunicações nas redes fixa e móvel, internet fixa e móvel e serviço de televisão, no Índice Nacional de Satisfação do Cliente, medido pela European Consumer Satisfaction Index. Esta liderança ocorre depois de a internet móvel da Vodafone ter sido distinguida pela DECO Proteste como “Melhor do Teste” e a P3 Communications ter atribuído à Empresa o selo de melhor operador nacional de telecomunicações no que diz respeito à qualidade de voz e dados móveis.

O melhor resultado desde 2009 no crescimento das receitas de serviço indica que continuamos a caminhar na direção correta. Estamos focados no nosso principal ativo, o Cliente, que incentiva a nossa permanente reinvenção para ultrapassarmos sempre as suas expetativas, necessidades e interesses. Congratulamo-nos que cada vez mais fontes independentes o venham reconhecer”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Para garantir o acesso de todos aos benefícios da economia digital, os quais só poderão ser completamente assegurados com recurso às potencialidades tecnológicas que as redes de nova geração permitem, a Vodafone continuará a modernizar e expandir as suas redes de nova geração, móveis e fixas.

Antecipando a rede móvel do futuro, a Vodafone assinalou mais um marco na história de inovação da Empresa com a realização dos primeiros testes de 5G em Portugal, atingindo velocidades de 20 Gbps.

Paralelamente, a Empresa anunciou recentemente um acordo que lhe permitirá chegar a quatro milhões de lares e empresas, trazendo mais concorrência e escolha a mais 40% do País.

Em outubro, a Vodafone celebrou o seu 25.º aniversário e, rumo a um “futuro incrível”, posicionamento global assumido recentemente, lançou uma plataforma para divulgação exclusiva de projetos inovadores e novas tendências tecnológicas, o Vodafone Future.

No mesmo trimestre foi lançado o Smart Innovation Challenge 2017, uma competição promovida pelo Vodafone Power Lab com o objetivo de encontrar soluções inteligentes para serem integradas no portefólio de produtos do segmento de consumo da Vodafone.