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Terça-Feira, 27 de Fevereiro de2018

TUR4all Portugal: Plataforma sobre Turismo Acessível

Site e Aplicação móvel dão o poder às Pessoas para decidirem sobre a acessibilidade da oferta turística em Portugal.
  • Em Portugal, existe cerca de 1 milhão de pessoas com necessidades específicas, 2,5 milhões de seniores, 550 mil crianças com menos de 5 anos de idade e outros milhares de pessoas com limitações temporárias ou definitivas. Na União Europeia estima-se que pelo menos 80 milhões de pessoas tenham algum tipo de deficiência, sendo que se prevê que este número aumente para 120 milhões até 2020.
  • A plataforma TUR4all foi desenvolvida a pensar nestas pessoas. Pode ser acedida via website ou aplicação móvel e disponibiliza informação objetiva e atualizada sobre as condições reais de acessibilidade da oferta turística.

A Accessible Portugal, a Fundação Vodafone Portugal e o Turismo de Portugal, lança a primeira plataforma online TUR4all Portugal exclusivamente dedicada ao turismo acessível.

Para determinado recurso turístico, a plataforma permite consultar toda a informação relevante sobre acessibilidades, nomeadamente:

  • Entrada: estacionamento reservado, rampas de acesso, corrimãos de segurança e largura das portas;
  • Circulação interior: circulação em cadeiras de rodas, iluminação, sinalética, características dos elevadores, número de degraus e altura, corrimões de segurança;
  • Quartos adaptados: para limitações motoras, acessibilidade do percurso até ao quarto, largura e amplitude da porta, largura lateral de acesso à cama, altura da cama, fotografias e informação detalhada das instalações sanitárias;
  • Área de restauração: altura do balcão de atendimento, informação sobre acessibilidade dos menus, serviço de mesa;
  • Área exterior: informação sobre o tipo de pavimento e regularidade do mesmo
  • Serviços e equipamentos: visitas e atividades para pessoas com necessidades especiais, equipamentos específicos para deficiências auditivas e visuais, informação em escrita simplificada/LGP/braille, bem como nível de formação do staff para lidar com necessidades específicas.

A TUR4all Portugal disponibilizará aos turistas a possibilidade de programarem antecipadamente as suas experiências com base em informações fidedignas, e assim, escolherem os locais que consideram mais acessíveis face às necessidades especiais que enfrentam em determinado momento. Para além da informação validada por peritos especialistas, também os utilizadores dos vários recursos turísticos disponibilizados podem avaliar e partilhar a sua opinião e experiência.

A TUR4all Portugal vem promover e potenciar a oferta e procura do turismo acessível, bem como contribuir para a melhoria das condições e benefícios de todos. A plataforma está disponível através de um website, bem como de uma aplicação móvel gratuita, nesta fase, em android e, numa segunda fase para iOS.

A partir do próximo dia 27 de fevereiro, é possível aceder à TUR4all em português, castelhano e inglês. Brevemente, os conteúdos também estarão disponíveis em alemão, francês, italiano e mandarim.

Para Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, “A TUR4all será um importante contributo na captação de novos segmentos de procura internacional e na afirmação de Portugal como um destino turístico inclusivo, onde receber bem as pessoas é um dos nossos principais valores distintivos”.

Para Mário Vaz, Presidente da Fundação Vodafone Portugal, “a nossa sociedade está cada vez mais digital, onde a diversidade e a inclusão são uma prioridade. Neste sentido, a TUR4all Portugal vem permitir a partilha de informação numa área crucial, o turismo para todos. Uma plataforma no mercado português e espanhol com potencial de crescimento para outros mercados europeus”.

Para Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, “Alinhada com o Programa “All for All – portuguese tourism” lançado pelo Turismo de Portugal, esta plataforma agregadora da oferta turística acessível, sustentada num modelo de gestão reconhecido nacional e internacionalmente, é fundamental no envolvimento dos agentes turísticos e na melhoria da experiência turística para todos”.

Segundo Ana Garcia, Presidente da Accessible Portugal, “Acreditamos que é uma iniciativa que beneficia todos, tanto do lado da oferta turística, como capacitando a procura para decisões mais ajustadas às suas necessidades. A idade dos turistas está a aumentar, pelo que é importante criar condições para que todos possam viajar em segurança e com a qualidade de que necessitam para apreciarem os destinos. Trata-se de dar resposta às necessidades do mercado, mas também aos direitos das pessoas”.

Link do Site: www.tur4all.pt

Sobre a Fundação Vodafone Portugal

A Fundação Vodafone Portugal é uma entidade sem fins lucrativos, com fundos próprios, constituída com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da Sociedade de Informação, combater a info-exclusão e disseminar as tecnologias de telecomunicações. Desde a sua criação em Abril de 2001, a Fundação apoiou projetos em áreas como a Saúde, Educação, Segurança, Sociedade da Informação, operando como um instrumento fundamental na estratégia de Responsabilidade Social da Vodafone Portugal. Mais do que um simples contributo financeiro, o apoio da Fundação Vodafone Portugal aos projetos passa pelo acompanhamento ao nível da especificação das necessidades dos parceiros, planeamento, desenvolvimento e monitorização dos programas, garantindo a sua eficácia e sucesso, sempre em articulação com entidades externas, nomeadamente organizações não-governamentais e/ou organismos públicos.

Sobre a Accessible Portugal

Desde 2006, a marca ACCESSIBLE PORTUGAL tem vindo a ser desenvolvida com o intuito de promover o Turismo Acessível para Todos, em Portugal. Na sua recente figura jurídica considerada a mais ajustada aos seus objetivos, a Associação privada sem fins lucrativos, é uma entidade ao serviço da Qualificação da Oferta e da Procura turísticas, sem preterir nenhum segmento do mercado em função das suas características específicas. A promoção do Turismo Acessível demonstra uma significativa pertinência, pois o envelhecimento da população mundial, em particular dos mercados emissores mais relevantes, juntamente com os hábitos consolidados e crescentes pelo gosto de viajar, trazem naturalmente a necessidade de preparar e comprometer os destinos turísticos para responder aos correspondentes desafios. Estes desafios prendem-se com qualidade e segurança que os clientes, cada vez mais exigentes e cientes dos seus direitos, valorizam.

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado no Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agregando numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.