Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de2018

Vodafone Portugal converte as três fábricas da Elis em unidades digitais

Solução integrada de IoT abrange monitorização de consumos energéticos, industriais e controlo da pegada ecológica.
  • Modelo será implementado na Unidade Industrial de Elis, atualmente em construção em Torres Vedras.

A Vodafone Portugal concluiu recentemente a instalação de uma solução de Indústria 4.0 nas três fábricas da Elis, em Famalicão, Porto Alto e Algoz. Este projeto, de elevada amplitude e sofisticação tecnológica, alia digitalização e indústria e dá resposta à ambição da Elis em acompanhar a revolução em curso.

A Elis pretende modificar processos e ritmos de trabalho para materializar os novos paradigmas de negócio e alcançar uma efetiva maturidade digital. A multinacional de origem francesa, cotada na bolsa de Paris, tem 140 anos experiência, uma presença em 28 países e dois continentes e é líder na Europa e em Portugal em multisserviços de aluguer e manutenção de roupa lisa para a hotelaria e restauração, vestuário de trabalho, equipamentos de higiene e bem-estar, bebidas (água e café) e controlo de pragas.

A solução IoT Vodafone Smart Buildings, no âmbito da Indústria 4.0, foi testada durante um ano com o recurso a uma versão piloto, na unidade fabril de Porto Alto. Após confirmação de uma maior eficácia na gestão de processos fabris e eficiência na utilização dos recursos, o projeto, desenvolvido pela Vodafone Portugal em parceria com a Thinkdigital, foi implementado, no final de 2017 nas três unidades fabris de grande dimensão distribuídas no território continental: Famalicão e Algoz, além de Porto Alto.

O mesmo modelo digital será também implementado na unidade industrial de Elis atualmente em construção em Torres Vedras. O projeto, num investimento total de 20 milhões e que irá duplicar a capacidade actual implantada, tem arranque previsto para julho 2018.

Em traço gerais, a solução prevê:

• Monitorização e redução de custos com o consumo elétrico, global e parcial;
  • Monitorização e redução de custos com o consumo de gás, global e parcial;
  • Monitorização do consumo de água industrial;
  • Monitorização do consumo de ar comprimido industrial e respetivos desperdícios;
  • Monitorização e redução da pegada ecológica, nomeadamente na unidade de tratamento de água residual, através do controlo do processo bioquímico de tratamento das águas sujas;
  • Monitorização, gestão e controlo de produção;
  • Fornecimento de indicadores de eficiência, por dia, por turno e por unidade fabril de forma a obter o custo por quilograma de roupa lavada.

Para a concretização deste projeto foram instaladas dezenas de equipamentos nas várias unidades fabris. Todos os sistemas instalados integram o portefólio de soluções Vodafone IoT e são suportados pela rede de última geração da Vodafone.

O fornecimento sustentável de serviços de aluguer e limpeza de roupa é uma das principais âncoras da atividade da Elis (45% da faturação total), que opera em horários que acompanham a sazonalidade da hotelaria.

Isto significa que trabalham em três horários durante cinco meses e os restantes meses em dois horários, gerindo, por isso, um alargado número de colaboradores nas suas unidades fabris e chegando a lavar em média mais de 160 toneladas diárias de roupa nas três unidades industriais em Portugal. Em 2017, a média semanal (5 dias) de roupa lavada foi de 600 toneladas.

Paralelamente, a solução instalada permite acautelar a redução da pegada ecológica da Elis, assegurando uma atitude ambiental ativa. Por outro lado, com a identificação dos consumos energéticos e custos associados, as decisões de gestão tornam-se mais racionais e a medição da produtividade torna-se mais rigorosa e exigente.

A implementação de todo o modelo, e acompanhamento pelo gestor, permite identificar disfunções industriais, na ótica preventiva e corretiva. Ou seja, a intervenção da manutenção permite antecipar situações de rutura, que implicariam paragens industriais.

Este projeto é mais um exemplo do nível de confiança que o mercado tem vindo a depositar nas múltiplas soluções da Vodafone e na capacidade de a Empresa desenvolver propostas agregadas de valor, contribuindo decisivamente para que o tecido empresarial português se posicione na linha da frente da transformação digital.

A Vodafone é líder mundial na tecnologia IoT, gerindo cerca de 60 milhões de cartões e utilizando, para esse efeito, uma plataforma única e global, que assegura a mesma experiência de utilização, independentemente do ponto do globo onde se encontram os Clientes. A Vodafone Portugal tem tido um papel decisivo nesse sentido, através do Centro de Competências de Internet of Things que, a partir de Portugal, trabalha diariamente no desenvolvimento de soluções para o mercado nacional e para todo o universo Vodafone.

Sobre a Indústria 4.0:

A Indústria 4.0 é o termo utilizado para denominar a quarta revolução industrial, que representa uma evolução face aos sistemas produtivos industriais, garantindo benefícios como a redução de custos, a melhoria da eficiência dos processos e o aumento da segurança e da qualidade.

Ao contrário da Industria 3.0, onde apenas vigora a automação industrial, na quarta geração as fábricas inteligentes contam com múltiplos sensores autónomos, que permitem obter informações em tempo real sobre os processos industriais e apresentam um menor custo económico e operacional.

Sobre a Elis:

Líder multisserviços no aluguer-manutenção de roupa lisa, vestuário de trabalho e equipamentos de higiene e bem-estar, a Elis tem por missão simplificar a vida dos seus clientes. Com o seu modelo económico de aluguer-manutenção, a Elis favorece o controlo dos custos e o controlo da qualidade. Este modelo circular garante um know-how industrial que colocamos ao serviço dos nossos clientes para que se possam concentrar totalmente na sua atividade principal.

O grupo está presente na Europa e América do sul. Participa ativamente na sustentabilidade dos empregos de proximidade e fornece prestações multisserviços a mais de 400 000 clientes de todas as dimensões, nos setores da hotelaria-restauração, saúde, indústria, comércio e empresas de limpeza.