Terça-Feira, 19 de Junho de 2018

Vodafone instala antenas com tecnologia 5G ready no Rock in Rio-Lisboa

Reforço de rede inclui a instalação de 17 antenas de comunicações móveis e um circuito de fibra com mais de 55km

Tecnologias que servirão de base ao 5G (Massive MIMO e ‘beam forming’) aumentam até dez vezes a capacidade de rede e estão disponíveis pela primeira vez num evento de grande escala em Portugal

A Vodafone Portugal – patrocinador oficial e parceiro tecnológico do maior evento de música e entretenimento do mundo –  implementa um exaustivo reforço de cobertura e capacidade das suas redes móvel e fixa no Rock in Rio-Lisboa 2018.

Na componente móvel, a Cidade do Rock está totalmente assente na rede de última geração da Vodafone. A Empresa assegura a cobertura dos quatro hectares do recinto com a instalação de 17 antenas de comunicações móveis com tecnologia ‘5G ready’, garantindo, assim, ligações ultrarrápidas e sem falhas, que permitem aos cerca de 60 mil espectadores esperados por dia no Parque da Bela Vista partilhar cada vez mais informação em tempo real (vídeos, fotografias, histórias, etc.).

A par disso, a Vodafone instala ainda uma estação com as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’, duas das inovações que suportarão a próxima geração de comunicações móveis e que serão disponibilizadas pela primeira vez num evento de grande escala em Portugal.

Numa altura em que se regista um crescimento exponencial na utilização de dados, com os Clientes a exigirem sempre mais qualidade e velocidade, o Massive MIMO e o ‘beam forming’ vão permitir aumentar entre cinco a dez vezes a capacidade de rede, obter maior eficiência espectral e servir com maior eficácia milhares de utilizadores ao mesmo tempo. Desta forma, os Clientes Vodafone que se desloquem à Cidade do Rock vão usufruir de uma tecnologia que, através de feixes distintos nas antenas, transmite a rede de forma muito mais direcionada e acompanha permanentemente o movimento dos utilizadores enquanto estes se deslocam dentro do recinto.

Num evento com as características do Rock in Rio-Lisboa, onde o tráfego de dados é bastante elevado e exigente, usufruir de Massive MIMO e de ‘beam forming’ é uma enorme vantagem para os Clientes. Ao disponibilizar estas inovações naquele que é considerado o maior evento de música e entretenimento, a Vodafone dá mais um passo a caminho do futuro, evidenciando igualmente a excelência da atual rede, que hoje já suporta velocidades que podem ir até 1Gbps em 4,5G”, sublinha João Nascimento, CTO da Vodafone Portugal.

Com a introdução destas tecnologias no Rock in Rio-Lisboa, vai ser possível tirar partido da tecnologia que servirá de base à geração móvel do futuro – 5G –, suportada pela totalidade de smartphones 4G já hoje disponíveis no mercado. Em Portugal esta é uma tecnologia disponibilizada em exclusivo pela Vodafone.

Circuito de fibra com mais de 55 quilómetros

De forma a garantir a melhor experiência de comunicações no festival, a operação Vodafone abrange também um ambicioso reforço na infraestrutura do serviço fixo, envolvendo a instalação de um circuito de fibra com mais de 55km.

Sendo o fornecedor de telecomunicações oficial do Rock in Rio-Lisboa, a Vodafone é responsável por garantir as comunicações que suportam toda a operação do festival, não só ao longo dos quatro dias de evento, mas também durante todo o período de preparação do mesmo, que começou há mais de dois meses.

A Vodafone assegura todas as comunicações dos cerca de 400 colaboradores da edição deste ano, tendo preparado soluções de Tv, Voz e Dados (fixo e móvel) e Wi-Fi nas zonas mais estratégicas do festival: Centro de Operações, Área VIP, Palco Mundo, Vodafone Rock Club e Sala de Imprensa.

Dado o caráter especial do trabalho dos jornalistas acreditados, que terão de transmitir em direto milhares de conteúdos editoriais sobre o festival, haverá todos os dias na Sala de Imprensa uma equipa técnica de apoio em exclusivo aos profissionais de comunicação social.

Recorde-se que, além de ser Patrocinador Oficial do evento e de dar o nome a um dos palcos do festival através da Yorn (o Yorn Street Dance), a Vodafone já conta com 14 anos de experiência no Rock in Rio-Lisboa, evento ao qual a Empresa se associa desde a sua primeira edição.