Press Releases
Vodafone lança V by Vodafone, gama de soluções IoT para o segmento de consumo
- Segurança em mobilidade e Localização são as primeiras áreas endereçadas por esta nova categoria de produtos
- Oferta atual será reforçada até final do ano; gama também passará a incluir soluções de Smart Home
A Vodafone Portugal anuncia hoje o lançamento do V by Vodafone, uma nova categoria de produtos IoT que tem como principal objetivo transformar a vida dos portugueses, tornando o seu dia a dia mais inteligente e simples. Com este lançamento a Vodafone torna-se o primeiro Operador em Portugal a abrir o leque de soluções com tecnologia IoT ao consumidor final.
Com o V by Vodafone o ‘mundo das coisas’ vai ser convertido em objetos inteligentes e conectados, geridos através de uma única App, onde o Cliente pode controlar todos os seus equipamentos IoT. Nesta fase de lançamento, a aposta da Vodafone recai sobre Segurança em mobilidade e Localização, apresentando quatro produtos.
V-Auto: Equipamento desenvolvido na fábrica Vodafone Automotive, em Itália, que se liga à ficha OBD do automóvel (standard existente em todos os veículos vendidos na União Europeia a partir de 2003). Uma vez instalado, o V-Auto é alimentado pela bateria do veículo e está sempre ligado à rede móvel da Vodafone, adicionando as seguintes funcionalidades:
- Auto SOS: em caso de acidente, o condutor é imediatamente contactado pelos serviços de assistência. Se não atender o telefone, os serviços de emergência mais próximos são acionados e é prestado apoio no local do acidente. A função Auto SOS surge em linha com a obrigatoriedade de segurança imposta pela União Europeia para carros novos vendidos a partir de 2018, garantindo estas características, de forma simples e económica, a milhões de veículos mais antigos que não saíram do stand com esta tecnologia.
- Encontrar o meu carro: permite ao proprietário localizar o carro de forma imediata através da app V-Auto no seu smartphone.
Pontuação de segurança: pontua o condutor de acordo com o seu tipo de condução. Ideal para ajudar recém encartados ou condutores menos experientes a melhorar a sua condução.
O V-Auto tem um custo inicial de 79,90€ e uma mensalidade de 6€.
V-Cam: Câmara HD que funciona em contexto de mobilidade, ligando-se de forma automática à rede IoT da Vodafone. Tem detetores automáticos de movimento e um modo de visualização noturna, bem como a capacidade de guardar na cloud os vídeos que capta. A sua bateria tem a duração de aproximadamente um mês, sendo ideal para utilização em segundas casas.
O V-Cam tem um custo inicial de 379,90€ e uma mensalidade de 6€.
V-Pet: Equipamento que permite localizar cães e/ou gatos através de uma combinação de GPS e rede móvel. Permite receber alertas no smartphone se o animal se desviar de uma zona de segurança definida pelo utilizador. Além disso, permite também monitorizar as atividades dos animais, verificando, por dia, quantos minutos passam a dormir, a correr ou até a brincar.
O V-Pet tem um custo inicial de 49,90€ e uma mensalidade de 4,5€.
V-Bag: Equipamento com localizador GPS para qualquer tipo de mala, como de viagem ou mochilas, que ajuda os utilizadores a reduzir o risco de roubo ou perda. Os Clientes podem configurar um alerta de smartphone para serem notificados se a mala sair de uma área designada, ou encontra-la em caso de perda.
O V-Bag tem um custo inicial de 59,90€ e uma mensalidade de 3€.
Gestão da gama V by Vodafone a partir de uma única aplicação
A suportar o lançamento desta nova gama de produtos, que dão resposta a necessidades cada vez mais específicas dos Clientes, está o V-SIM – um cartão SIM desenvolvido exclusivamente para equipamentos IoT que, além de garantir a conectividade de todos os produtos da gama V by Vodafone, é ainda compatível com outros dispositivos que utilizem tecnologia Internet das Coisas.
Para gerir o V-SIM foi criada a App móvel V by Vodafone, que torna o processo de subscrição e gestão de todos os equipamentos com ligações IoT mais imediata e fácil. Além de garantir uma visão geral e única de todos os produtos a partir de uma plataforma digital, simplifica a vida ao consumidor uma vez que passa a ser possível associar qualquer equipamento IoT à sua conta Vodafone, deixando de ter de subscrever um serviço por cada dispositivo utilizado.
“A Internet of Things já está a transformar a maneira como as empresas operam. Agora chegou a vez dos consumidores tirarem partido desta tecnologia. O V by Vodafone simplifica a utilização de uma vasta lista de equipamentos IoT, ajudando a tornar mais inteligentes as tarefas do dia a dia de todos os portugueses”, diz Emanuel Sousa, Administrador para a Unidade de Negócios Particulares da Vodafone Portugal.
Estima-se que, nos mercados onde a Vodafone opera, existirão até 2020 mais de 370 milhões de dispositivos eletrónicos IoT só no segmento de consumo, capazes de se ligarem entre si através de rede móvel. Atualmente este número ronda os 50 milhões.
“Este crescimento exponencial vai provocar uma mudança drástica na maneira como as pessoas gerem as suas vidas quotidianas. A Vodafone é líder mundial na utilização desta tecnologia no segmento empresarial e agora vai colocar todo o seu know how ao serviço de milhares de consumidores para que tirem o máximo proveito da próxima revolução digital global”, acrescenta Emanuel Sousa.
A estratégia que suporta o lançamento do V by Vodafone vem dar continuidade ao trabalho já efetuado no segmento empresarial na área de IoT. O Grupo Vodafone é líder mundial no desenvolvimento e implementação de soluções com esta tecnologia, tendo já ultrapassado o marco de 60 milhões de ligações.
A oferta atual da gama V by Vodafone será reforçada com novos produtos nas áreas Segurança em mobilidade e Localização até ao final do ano. A par disso serão endereçadas novas áreas de atuação, nomeadamente “smart home”, cujo lançamento está previsto na mesma altura.
Campanha multimeios arranca de hoje
‘Tudo o que gostamos sempre por perto’ é o mote da campanha que arranca hoje e que acompanha o lançamento deste novo mundo de equipamentos inteligentes que se ligam à melhor rede do País.
Na génese desta campanha estão os habituais protagonistas da marca – Ana Guiomar e Diogo Valsassina – que recebem novos hóspedes e têm de lidar com situações desafiantes e inesperadas, nomeadamente o primeiro amor do seu cão Bart. Mas nada que lhes traga muitas dores de cabeça, uma vez que estas situações ficam rapidamente resolvidas com a ajuda da gama V by Vodafone.
Composta por dois filmes e com assinatura da JWT, produção Kripton, realização de Augusto Fraga e planeamento de meios da WaveMaker, a campanha estará presente em televisão, digital e rádio.
Os dois filmes da campanha:
Mais informações no site da Vodafone Portugal.