Lisboa, 17 de outubro de 2019

Big Impact na sociedade é a promessa da competição promovida pela Vodafone e Cascais

• Tecnologia para a Inclusão, Economia Circular e Segmentação da Informação são as áreas dos três desafios propostos
  • Candidaturas podem ser submetidas até 12 de novembro

Abrem hoje as candidaturas para o Big Impact – competição de empreendedorismo promovida pela Vodafone Portugal e pela Câmara Municipal de Cascais, com a parceria da revista Visão, e organizada pela consultora de inovação imatch. Sucessora do Big Smart Cities, a edição deste ano procura projetos inovadores que, através da tecnologia, beneficiem a sociedade em todas as suas componentes: social, tecnológica, económica, ambiental.

Esta nova abordagem da competição insere-se no compromisso assumido pelo Grupo Vodafone de melhorar a vida de mil milhões de pessoas em todo o mundo, através de uma sociedade cada vez mais digital, inclusiva e respeitando sempre o planeta em que vivemos. Em Portugal, o Big Impact será um dos projetos que contribuirá para alcançar esse objetivo.

Serão, assim, lançados três desafios aos empreendedores, cada um deles associado a um parceiro da competição:

• Enabling People (Vodafone) – Como podemos usar o ecossistema empreendedor e a inovação tecnológica, tornando-a acessível a todos, para construir uma sociedade inclusiva e digital.
  • Renewing Ecosystem (Câmara Municipal Cascais) – Como capacitar as pessoas para adotarem soluções de reintrodução de bens no ciclo de consumo, potenciando a economia circular.
  • Empowering Society (Trust in News) – Como melhorar a experiência de acesso à informação, capacitando a sociedade através de uma curadoria transparente e personalizada de conteúdos.

As candidaturas devem apresentar soluções tecnológicas que melhorem a vida das populações, enquadradas nos desafios lançados pelos parceiros, podendo ser submetidas até ao dia 12 de novembro, em bigimpact.pt.

Após o processo de candidaturas, serão selecionados cinco finalistas por área, que terão de apresentar os seus projetos durante um hackathon de dois dias, em dezembro. Segue-se um período de nove meses para o desenvolvimento de cada piloto, que terá de estar pronto para ser apresentado e testado em setembro de 2020. Todos os vencedores contarão com o apoio dos parceiros na fase de desenvolvimento, experimentação e lançamento, garantindo assim o sucesso das ideias vencedoras.

Criada em 2013 para captar ideias tecnológicas que visam melhorar o dia a dia de quem vive, trabalha ou visita uma cidade, esta é uma iniciativa que já viu nascer projetos como a Rnters (que permite o aluguer de bens, promovendo uma economia circular e prevenindo o desperdício), Pavnext (pavimento inteligente que desacelera os veículos de forma segura e aproveita a energia da desaceleração para produzir energia elétrica) e BeOn (microinversor concebido para ligar um sistema fotovoltaico diretamente a uma tomada).

O Big Impact é uma das iniciativas do Vodafone Power Lab, o programa de incentivo à inovação e ao empreendedorismo iniciado pela Vodafone Portugal em 2009. Tem como objetivo fomentar a criação de projetos tecnológicos no setor das telecomunicações, através de apoio na incubação, mentoring, workshops e formações, dando condições de trabalho às novas empresas para que estas se desenvolvam.