Sexta-Feira, 01 de Feveiro de 2019

Martim Calado vence YornTubers, o primeiro talent show para youtubers

YornTubers pôs à prova 11 concorrentes para encontrar a próxima grande estrela nacional do Youtube

• O formato, 100% digital e inédito mundialmente, contou com Sea, Miguel Paraíso, Angie Costa e Paulo Sousa como jurados
  • Vencedor recebe viagem a Los Angeles e formação no Youtube Space

Está escolhido o vencedor do YornTubers, o talent show produzido pela Yorn para encontrar o próximo grande youtuber nacional. Martim Calado, criativo publicitário de 27 anos, natural de Lisboa, conquistou a preferência do público e do painel de jurados residente, arrecadando o título com 52% dos votos, na final que o opôs aos concorrentes Little Ana e Ruben.

Com esta vitória, Martim Calado ganhou uma viagem a Los Angeles, onde terá a oportunidade de visitar o Youtube Space, o maior centro de formação internacional para criadores de conteúdos. Uma experiência que o vai ajudar, certamente, a aperfeiçoar as suas qualidades de youtuber, agora que o seu canal já conta com mais de 20 mil subscritores e os seus vídeos somam perto de 400 mil visualizações.

O formato mostrou ser uma fórmula de sucesso junto dos jovens, com os vários episódios a alcançarem semanalmente a página de tendências do Youtube e, em particular, o episódio de Natal a figurar no Youtube Ads Leaderboard, à frente de muitas campanhas publicitárias.

Ao longo das 11 semanas em que decorreu o YornTubers, os fãs mostraram a sua preferência pelo programa, que alcançou uma taxa de visualização orgânica de 40% no Youtube.

“A Yorn acredita numa geração cheia de talento e é isso mesmo que o YornTubers veio mostrar. Temos muitos jovens a criar conteúdos relevantes e com muita qualidade, que só precisam de um palco. E foi isso que fizemos: fornecemos-lhes o nosso palco, neste caso, o canal de Youtube da Yorn. O Martim desde cedo se destacou pela sua criatividade e competências técnicas, mostrando uma capacidade de edição capaz de concorrer com muitos filmes publicitários”, afirma Leonor Dias, Diretora de Marca da Vodafone. “Temos a certeza que ajudámos não só o Martim, mas todos os concorrentes, a concretizar o seu sonho e a iniciar um percurso no digital rumo a um futuro que promete ser incrível”, conclui.

Já para Martim Calado ganhar o YornTubers foi “uma das melhores experiências” da sua vida. “Aprendi imenso num curto espaço de tempo: desenvolvi as minhas competências de edição e de storytelling, melhorei a gestão do meu tempo e a capacidade de trabalhar sob pressão”, acrescenta.

O YornTubers surge da parceria entre a Vodafone e a SamyRoad, empresa especializada em criar projetos e estratégias de conteúdo de influenciadores digitais, constituindo o primeiro talent show 100% digital feito com youtubers.

Ao longo dos 11 episódios lançados no canal da Yorn todas as semanas, os concorrentes foram avaliados por um painel de jurados residente constituído por Sea, a youtuber portuguesa com mais seguidores (que acumulou o papel de host), e ainda pelos digital influencers Miguel Paraíso, Angie Costa e Paulo Sousa.