Skip to content

Press Releases

Segunda-Feira, 04 de Feveiro de 2019

Wasteapp – A nova aplicação que vai ajudar os portugueses a reciclar mais e melhor

A Quercus, em parceria com a Fundação Vodafone Portugal, lança uma plataforma digital que vai ajudar todos os Portugueses a separar corretamente o lixo produzido em casa e a encontrar o destino adequado para os bens de que se pretendem desfazer. Na aplicação encontra-se resposta para o destino de cerca de 50 tipologias de resíduos diferentes e, desta forma, o utilizador poderá contribuir ativamente para o aumento das taxas de reciclagem em Portugal, atualmente na ordem dos 38%.

Cada português produz, todos os dias, uma média de 1,32 kg de lixo, contribuindo para uma produção anual de 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos para os quais temos que dar um destino. Apenas 16,5% do total de resíduos produzidos em Portugal são encaminhados para os ecopontos.

A Wasteapp está disponível nas versões iOS e Android, para smartphone, tablet e computador, podendo ser descarregada gratuitamente a partir das Lojas AppStore e GooglePlay.

De forma fácil e rápida, e na palma da mão, o utilizador pode encontrar o local mais próximo de si onde entregar os resíduos que não pode colocar nos ecopontos de rua, por exemplo os seus eletrodomésticos avariados ou outros resíduos específicos. A Wasteapp também ajudará os Portugueses sobre a forma correta de separar os resíduos nos ecopontos de rua. Sabia, por exemplo, que as palhinhas de plástico e os talheres de plástico não podem ser colocados no ecoponto amarelo?

“O lançamento desta nova ferramenta reflete o esforço da Quercus em melhorar os níveis de reciclagem em Portugal através da disponibilização de informação e da ajuda prática, combatendo aquilo que, a nosso ver, tem vindo a ser refletido em números que mostram um suposto desinteresse e desmotivação pela reciclagem“ refere Carmen Lima, Coordenadora para os Resíduos da Quercus e acrescenta: “Os Portugueses querem reciclar mas não sabem como fazê-lo, tal como demonstra o resultado do inquérito por nós elaborado”.

Estando Portugal a rever o Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos em Portugal, as Campanhas de Sensibilização Ambiental surgem como um dos pilares para os próximos anos, pelo que a Wasteapp será certamente um contributo fundamental para garantir uma sensibilização e esclarecimento continuo à população.

Os utilizadores podem ter um papel ativo no enriquecimento dos conteúdos da Wasteapp, sugerindo a introdução de novos destinos para os resíduos domésticos ou partilhando atualizações aos destinos já disponibilizados, diretamente a partir da aplicação. A Quercus enquanto entidade gestora da aplicação, dará a continuidade adequada a todos as sugestões recebidas.

Pode aceder à versão Web da Wasteapp através do seguinte link: https://www.wasteapp.pt