Skip to content

Press Releases

Quarta-feira, 22 de maio de 2019

Vodafone Portugal e Vodafone Espanha realizam inovação mundial em roaming com tecnologia 5G

  • As duas Empresas do Grupo Vodafone concretizaram primeira sessão mundial 5G em roaming em mobilidade
  • Iniciativa decorreu com a Ericsson, parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento da quinta geração móvel
  • Marco tecnológico aconteceu na fronteira entre Valença e Tui, com dois jogadores da ESL a defrontarem-se usando a rede móvel 5G
  • Demonstração evidenciou evolução da rede móvel da Vodafone, que dá mais um importante passo na implementação do 5G em Portugal

A Vodafone Portugal e a Vodafone Espanha, em parceria com a Ericsson, deram hoje mais um passo histórico no desenvolvimento da quinta geração móvel ao realizarem, pela primeira vez a nível mundial, uma sessão 5G em roaming em mobilidade. Este marco tecnológico aconteceu através de uma demonstração de gaming, com dois jogadores profissionais da ESL a defrontarem-se, em tempo real, enquanto atravessavam a fronteira entre Valença e Tui ligados à rede 5G da Vodafone Portugal e da Vodafone Espanha.

Realizar este use case é uma excelente forma de mostrar as inúmeras potencialidades da quinta geração móvel, em particular, a baixa latência.  Será graças a esta característica disruptiva que conseguiremos impulsionar, no futuro, inovações que vão transformar por completo as nossas vidas, tais como carros autónomos, cirurgias à distância ou negócios assentes em realidade virtual e aumentada. Com mais esta demonstração, que prova que o desenvolvimento tecnológico e a inovação não têm fronteiras, a Vodafone Portugal dá provas que tem todas as condições para liderar a introdução do 5G em Portugal”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.  

“O 5G servirá tanto os consumidores como as empresas, e elevará a Internet das Coisas a um patamar superior, onde a elevada conectividade será um pré-requisito. A Ericsson e a Vodafone têm uma forte parceria para a inovação e, com este importante marco, ligam pela primeira vez dois países ao 5G em mobilidade, contribuindo para a construção de um forte ecossistema rodoviário e tornando o 5G um sucesso em Portugal”, afirma Luís Silva. CEO da Ericsson Portugal.

Realizado por duas Empresas do Grupo Vodafone que estão na linha da frente no desenvolvimento da rede móvel do futuro, esta sessão de dados 5G inédita no mundo evidenciou a eficácia da rede móvel da Vodafone, que manteve o bom desempenho e de forma ininterrupta – com tempos de resposta muito curtos e velocidades elevadas – enquanto os jogadores se deslocavam entre os dois países.

O sucesso tecnológico desta demonstração também foi possível graças a um conjunto alargado de melhores práticas e sinergias transversais a todo o Grupo Vodafone, nomeadamente no que diz respeito à coordenação e parametrização das redes móveis, neste caso, de Portugal e Espanha. Esta configuração permitiu às estações dos dois países ‘conhecerem-se’ e comunicarem uma com a outra sem interrupções – prática tecnicamente designada por handover.

Na presença do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, foi assim possível para a Vodafone mostrar que se encontra na melhor posição para liderar este caminho, garantindo as condições para que a indústria, centros de investigação, academia e demais agentes possam testar soluções inovadoras de mobilidade baseadas na quinta geração móvel.

Ao longo do último ano e meio temos vindo a realizar consecutivamente testes, para ficarmos a conhecer melhor esta nova tecnologia. Hoje, ao demonstrarmos a eficácia da rede 5G em roaming em mobilidade, estamos a dar mais um significativo passo na construção da rede 5G. Este é, aliás, um dos grandes propósitos do nosso laboratório de inovação Vodafone 5G Hub: explorar o máximo de use cases para que, quando a tecnologia for lançada, a sua utilização seja muito mais concreta”, refere João Nascimento, CTO Vodafone Portugal.

Para a concretização desta primeira sessão 5G em roaming em mobilidade – realizada com a Ericsson, parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento da quinta geração móvel – foram utilizadas oito antenas 5G, a funcionar com espectro cedido temporariamente pela Anacom na faixa dos 3,6GHz.

As antenas Ericsson AIR 6488 5G foram instaladas em estações já existentes em Portugal e Espanha, permitindo, assim, tirar-se igualmente partido da atual rede 4G de última geração da Vodafone, em linha com as especificações 5G Non-Standalone (NSA) fechados pela Indústria para a comercialização desta tecnologia. As antenas 5G implementam as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’, duas das inovações que suportarão a próxima geração de comunicações móveis e que garantem maior capacidade, eficácia e eficiência espectral.

A demonstração de hoje, que contou com a parceria do Grupo Salvador Caetano e da Toyota Portugal, permitiu mostrar, para além do gaming em mobilidade, uma solução de infotainment, com pontos de interesse turísticos de Valença e Tui e outras informações adicionais.

Esta primeira sessão mundial de 5G em roaming surge depois de a Vodafone Portugal se ter tornado, em dezembro, o primeiro Operador em Portugal a realizar uma ligação 5G com recurso a um smartphone 5G e, há dois meses, ter instalado a primeira antena 5G do País no seu Edifício Sede, no Parque das Nações, em Lisboa, para que todos os parceiros do Vodafone 5G Hub possam testar os seus projetos.