Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Press Releases

Terça-feira, 14 de Maio de 2019

Vodafone Portugal regista mais um trimestre positivo de Receitas de Serviços e de crescimento da base de Clientes

  • Receitas de Serviços crescem 1,8%1 no 4T 18-19
  • 14º trimestre consecutivo de crescimento de receitas
  • Base fixa de clientes supera 677 mil
  • Base de clientes móveis cresce 1,8%1
  • Rede FTTH já atinge 3,2 milhões de residências e empresas

No último trimestre do seu ano fiscal, terminado em março de 2019, a Vodafone Portugal registou um crescimento orgânico de 1,8%1 nas Receitas de Prestação de Serviços, que atingiram 236 milhões de euros. No mesmo período, as Receitas Totais cresceram 1,4%1, superando os 249 milhões de euros.

Numa análise anual, ou seja, ano fiscal da Vodafone, compreendido entre 1 de abril de 2018 e 31 de março de 2019, as Receitas de Serviços atingiram 967 milhões de euros, crescendo 2,4% em comparação com o ano anterior.

Estes resultados são impulsionados pelo crescimento continuado a dois dígitos do negócio fixo, apoiado na expansão de fibra de última geração em todo o País, a qual já chega a 3,2 milhões de habitações e empresas. A base de clientes fixa continua a aumentar, atingindo mais de 677 mil no final de março de 2019, representando um crescimento de 11,3% em relação ao ano anterior.

“O crescimento verificado no negócio fixo é bem exemplificativo do reconhecimento que os portugueses atribuem à nossa estratégia a à qualidade do serviço que lhes é prestado. Uma estratégia assente na expansão da rede de fibra suportada por construção própria, e acordos de parceria ou de wholesale, reveladores da nossa capacidade em alcançar bases de entendimento estáveis com diferentes players do setor, promovendo uma maior eficiência do investimento, incrementando a concorrência em beneficio do País que se pretende mais competitivo e inclusivo numa nova sociedade gigabit. Estratégia que continua em execução a caminho da já anunciada cobertura de mais de 4 milhões de moradas”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

No que diz respeito ao segmento móvel, a Vodafone Portugal atingiu os 4,7 milhões de clientes no final de março de 2019, um aumento de 1,8% face ao número de clientes apurado 12 meses antes. Na mesma data, os clientes 4G totalizaram 2,1 milhões (+23%1) e a penetração de smartphones atingiu 77,1%. Já a utilização dos dados móveis cresceu 18,5%1 nos 3 meses findos em 31 de março de 2019.

Segundo Mário Vaz, “a inversão da tendência de quebra de clientes móveis – e da correspondente quebra de receitas - que se tem vindo a verificar nos últimos tempos no sector e em particular na Vodafone, pelo peso expressivo que têm no mercado das telecomunicações, permitem antever o regresso do crescimento a um sector que sofreu pesadas percas de valor na última década. Dever-se-á, porém, ter presente que a tendência mais positiva nas receitas não tem paralelo com o nível expressivo de crescimento da utilização das redes, em particular no que se refere aos dados móveis. Esta diferença entre crescimento de utilização da rede e estabilização de utilizadores e receitas no segmento móvel, coloca especiais desafios aos Operadores, mas igualmente ao País. As potencialidades das redes atuais e da sua evolução para o 5G têm de ter correspondência no incremento da competitividade e bem-estar da sociedade portuguesa nesta fase da revolução digital que está em curso a nível global”.

O trimestre foi marcado por importantes acordos celebrados pela Vodafone Portugal, com o objetivo de reforçar a oferta de conteúdos aos seus clientes. A Vodafone Portugal lançou os canais Eleven Sports e estabeleceu uma parceria exclusiva com a HBO Portugal, que permite aos clientes da Vodafone Portugal aceder em exclusivo a este serviço de streaming de forma rápida, intuitiva e conveniente através da TV box.

Durante o 4T 18-19, a Vodafone Portugal continuou a conquistar marcos importantes para o desenvolvimento do 5G, instalando a primeira antena em Portugal. A rede 5G está agora disponível na sede da Vodafone em Lisboa, para que todas as empresas e universidades parceiras do centro de inovação Vodafone 5G Hub possam testar os seus projetos. A Vodafone Portugal anunciou também a colocação de uma antena 5G na Universidade do Porto, para que os alunos possam começar a trabalhar em projetos reais de 5G.

“No que reporta aos resultados agregados anuais da Vodafone Portugal que agora divulgamos, cumpre-me agradecer aos nossos Clientes, Parceiros e Colaboradores a sua contribuição para o atingimento do 14º trimestre consecutivo de crescimento de Receitas de Serviços. Este é o resultado de uma abordagem verdadeiramente centrada no Cliente que faz da Vodafone o Operador líder em satisfação e reputação do Cliente em Portugal”, reforça Mário Vaz.

Indicadores de negócio: Q4 FY 2018-2019

imagem de tabela de indicadores de negocio

1 Salvo indicação em contrário, os crescimentos indicados são crescimentos anuais, ou seja, por comparação com o mesmo período (ano ou trimestre) do ano anterior.