Lisboa, 2 de outubro de 2020

Fundação Vodafone e APF lançam aplicação móvel de sensibilização sobre violência doméstica com apoio da CIG

• Aplicação Bright Sky Portugal é lançada numa altura em que o contexto de pandemia está a contribuir para o aumento das situações de violência doméstica
  • Lançamento da APP está alinhado com a estratégia consolidada na área da Diversidade e Inclusão promovida pela Vodafone

A Fundação Vodafone e a Associação para o Planeamento da Família (APF) lançam hoje a Aplicação Bright Sky em Portugal, com o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

A APP Bright Sky Portugal tem como principal objetivo atuar junto de dois públicos-alvo relevantes para minimizar o impacto da violência doméstica na sociedade portuguesa: o público em geral, através da sensibilização para os temas e contornos relacionados com esta problemática; e a disponibilização de informação útil direcionada especificamente para as pessoas vítimas de violência doméstica.

A Bright Sky Portugal foi apresentada numa cerimónia que contou com a presença de Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Mário Vaz, Presidente da Fundação Vodafone, e ainda com a participação de entidades com intervenção relevante em matéria de violência doméstica.

Esta iniciativa da Fundação Vodafone e da APF surge num contexto em que a pandemia está a agudizar as situações de violência doméstica já existentes, sendo imperativo reforçar os meios de apoio, sensibilização e informação às vítimas.

Segundo dados divulgados pelo Governo, até junho deste ano foram consumados 10 homicídios (7 mulheres, 1 criança e 2 homens) – menos 25 pessoas face a período homólogo 2019.

Os indicadores do Executivo revelam também que durante o período de isolamento social, nos estados de emergência e de calamidade no País, a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica registou um total de 24 672 atendimentos. Recorde-se que, durante este período, foi lançada a linha SMS 3060, criada pela Fundação Vodafone, gratuita e sem registo, para que as vítimas possam enviar pedidos de ajuda, por escrito. Esta linha recebeu cerca de 220pedidos de apoio de março a setembro.

A consciencialização da sociedade para a necessidade de combater este fenómeno é uma medida fundamental para ajudar a prevenir a sua ocorrência e a acabar com todos os tipos de violência doméstica, incentivar a denúncia deste crime, e contribuir para a proteção dos direitos das vítimas em todas as esferas.

A Bright Sky Portugal é uma aplicação móvel inovadora no mercado português em matéria de informação e sensibilização em torno da temática de violência doméstica. Esta iniciativa é mais um passo no caminho que a Vodafone está a trilhar na área da Diversidade e Inclusão e na sua ambição de ninguém ficar para trás nesta era digital. Este projeto mostra, uma vez mais, como moldamos a tecnologia para a colocar ao serviço da Sociedade, nomeadamente na integração de grupos mais vulneráveis”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal e Presidente da Fundação Vodafone Portugal.

Informações relevantes da APP Bright Sky

A aplicação Bright Sky Portugal permite que os utilizadores localizem, de forma rápida e intuitiva, uma lista de contactos dos serviços de apoio mais próximo, através da localização atual ou inserindo o concelho, cidade ou código postal.

Além de conteúdos informativos relevantes e credíveis, a Bright Sky Portugal disponibiliza também questionários de avaliação de risco, permitindo que familiares ou amigos possam avaliar o tipo de relação que alguém próximo de si poderá ter e se a mesma poderá ser considerada uma situação de risco, sendo fornecidas recomendações e conselhos face às respostas dadas.

As pessoas vítimas de violência poderão de forma intuitiva aceder às funcionalidades do sistema operativo dos telemóveis para realizarem registo de texto, voz e áudio, permitindo-lhes construir um diário com situações de abuso que tenham sofrido. Os registos feitos a partir desta funcionalidade da App Bright Sky Portugal não ficam guardados nem na aplicação, nem no telemóvel. São enviados para o endereço de e-mail que o utilizador da aplicação definiu.

Outra das funcionalidades da App Bright Sky Portugal é a disponibilização de um guia de segurança digital com dicas e conselhos que contribuem para aumentar a resiliência e a segurança online das pessoas vítimas de violência enquanto utilizadores de novas tecnologias.

Sobre a Fundação Vodafone Portugal

A Fundação Vodafone Portugal é uma entidade sem fins lucrativos, com fundos próprios, constituída com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da Sociedade de Informação, combater a infoexclusão e disseminar as tecnologias para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Desde a sua criação em abril de 2001, a Fundação apoiou projetos em áreas como a Saúde, Educação, Segurança, Sociedade da Informação, estando focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas e programas que contribuam para ninguém ficar para trás, nomeadamente os grupos mais vulneráveis, nesta sociedade digital.

O envolvimento da Fundação Vodafone Portugal nos programas inicia-se numa fase embrionária ao nível da identificação e especificação das necessidades dos Parceiros, bem como nas fases seguintes de planeamento, desenvolvimento e monitorização dos programas, garantindo a sua eficácia e sustentabilidade, sempre em articulação com entidades externas, nomeadamente organizações não-governamentais e/ou organismos públicos.

www.fundacao.vodafone.pt