Skip to content

Press Releases

Lisboa, 5 de junho de 2020

 

Vodafone quer reduzir para metade o seu impacte ambiental até 2025

  • Faz parte desta ambição comprar 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis até 2025
  • Reutilizar e reciclar equipamentos de rede e vender acessórios eco-friendly são algumas das ações para reduzir a pegada ecológica
  • Nos últimos quatro anos, a Empresa já reduziu 23% de plástico e 51% de papel usados nas embalagens dos produtos

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Vodafone Portugal dá a conhecer os seus compromissos ambientais até 2025: reutilizar e reencaminhar para reciclagem equipamentos de rede obsoletos, comprar 100% de eletricidade de fontes de energia renovável e reduzir em 50% as emissões de gases com efeito de estufa. Estes objetivos estão alinhados com o propósito da Vodafone de reduzir o seu impacte ambiental para metade e melhorar a vida das pessoas.

Além destas ações, inseridas num ambicioso plano em curso que visa reduzir o impacte ambiental do negócio da Vodafone, a Empresa tem vindo a implementar, ao longo dos últimos anos, um conjunto de iniciativas em prol da preservação do ambiente, nomeadamente:

  • Recolha de telefones, baterias e acessórios para posterior encaminhamento para reciclagem;
  • Implementação da fatura eletrónica, reduzindo mais de 39 toneladas de papel nas faturas emitidas a Clientes;
  • Mudança na composição das embalagens dos produtos Vodafone, reduzindo 23% de plástico e 51% de papel;
  • Reciclagem e reutilização de 94% dos resíduos produzidos;
  • Redução de cerca de 20% no consumo de combustível utilizado pela frota da Vodafone Portugal.

A Vodafone disponibiliza um conjunto de acessórios eco-friendly, constituídos por capas para smartphones feitas a partir de redes de pesca recicladas, fibra de bambú, amido de milho, pedra e madeira.

Com esta iniciativa, a Empresa pretende contribuir para a redução da utilização de matérias-primas não renováveis, bem como dar o poder de decisão ao Cliente de optar por produtos mais sustentáveis.

Para assinalar os produtos eco-friendly, a Vodafone desenvolveu a etiqueta Red Loves Green, que permite aos Clientes identificar esta linha de acessórios, reconhecidos pela Vodafone como sendo amigos do ambiente.

Todas estas iniciativas encontram-se alinhadas com a contínua preocupação da Empresa em contribuir para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente:

  • Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos (ODS 7);
  • Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis (ODS 12);
  • Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos (ODS 13), através do poder da tecnologia, redes e serviços que a Vodafone disponibiliza em todo o mundo.

A Vodafone continuará focada em implementar iniciativas que contribuam para a preservação do planeta, reduzindo o consumo de matérias primas e trabalhando para reutilizar e reciclar 100% dos seus resíduos eletrónicos de rede, atuando segundo o propósito do Grupo Vodafone ‘We connect for a better future’.