Lisboa, 28 de outubro de 2021

Vodafone Group Foundation procura novo parceiro de investigação na área climática para DreamLab

• A aplicação DreamLab junta Inteligência Artificial e utiliza o poder de processamento coletivo dos smartphones para processar, analisar dados complexos e acelerar a investigação, enquanto os utilizadores dormem ou carregam os seus dispositivos
  • Cerca de 2 milhões de utilizadores em 17 países já utilizam a aplicação e estão a contribuir para acelerar a investigação tratamentos para o cancro e COVID-19
  • A aplicação pretende agora incluir projetos de investigação na área das Alterações Climáticas.

A partir de hoje, a Vodafone Group Foundation procura, internacionalmente, parceiros que desenvolvam investigação ao nível das Alterações Climáticas, com o intuito de ajudar a ampliar as áreas abrangidas pela aplicação DreamLab para smartphone.

Desenvolvida pela Vodafone Group Foundation, a DreamLab é uma aplicação de crowdsourcing especializada que visa contribuir para a aceleração de investigações científicas, usando o poder de processamento coletivo dos smartphones, enquanto os mesmos estão a carregar acelerando assim a obtenção de resultados

A aplicação mostrou já o seu contributo no processo de aceleração da investigação de vários projetos, nomeadamente com a Imperial College London, ao nível da COVID-19, e com o Garvan Institute of Medical Research, referente ao combate contra Cancro.

Contando com mais de 2 milhões de downloads em cerca de 17 países, a rede de smartphones ligada à aplicação DreamLab é equivalente a um supercomputador virtual com capacidade para analisar milhões de cálculos sem recolher ou se quer disponibilizar qualquer informação do utilizador do smartphone.

No ano em que a ONU assinala as Alterações Climáticas como sendo a principal ameaça global que enfrentamos nos dias que correm, a Vodafone Group Foundation reitera o seu compromisso  ao procurar organizações que estejam disponíveis para realizar projetos de investigação na área das alterações climáticas, cuja análise de dados necessita de um elevado poder de processamento, podendo assim recorrer à Aplicação DreamLab.

As organizações interessadas nesta parceria, devem apresentar um projeto de investigação que seja tecnicamente compatível com a DreamLab, relacionado com a temática do clima, e que enderece um tema que seja relevante aos 17 países onde a aplicação está disponível.

Andrew Dunnett, SDGs, Sustainable Business and Foundations Director, da Vodafone Group Foundation afirmou: “Vemos o impacto e o poder tremendo da App DreamLab e queremos agora utilizar esse mesmo poder para ajudar a potenciar e acelerar a urgente investigação ao nível do Clima, contribuirmos para impulsionar a pesquisa nesta área e fazer o que conseguimos para combater esta emergência que o Planeta enfrenta”

Para mais informações sobre como colaborar nesta parceria, visite a página da App DreamLab, no website da Vodafone Group Foundation, clicando aqui.

Sobre a utilização da DreamLab na investigação contra o Cancro:

A aplicação DreamLab foi lançada no Reino Unido, em dezembro de 2018, com o intuito de acelerar investigações importantes realacionadas com o Cancro, realizadas pela Imperial College London.

Ao utilizar a DreamLab para analisar as propriedades de mais de 8.000 alimentos de consumo diário, foram identificadas mais de 110 moléculas anticancerígenas existentes nesses alimentos, incluindo laranjas, repolhos e uvas.

A segunda descoberta teve por base dois medicamentos já existentes, geralmente utilizados para o tratamento de outras doenças. Segundo a investigação, estes medicamentos poderiam potencialmente desempenhar um papel no tratamento de combate do Cancro. Como estes medicamentos já são usados para fins terapêuticos, a aprovação para serem usados no combate do Cancro tem custos menos elevados, menos riscos e é mais rápida comparativamente com o desenvolvimento de novos medicamentos. A investigação levada a cabo pela DreamLab foi referida num artigo científico publicado pela Nature, e os cientistas da Imperial College London publicaram um Hyperfoods Cookbook, apresentando dez receitas culinárias que integram alimentos que, segundo esta investigação, contêm propriedades benéficas para o combate de certas doenças.

Projeto Corona-AI – DreamLab acelera investigação na área da COVID-19

O projeto Corona-AI foi lançado em abril de 2020 pela Vodafone Group Foundation e a Imperial College London, reaproveitando o poder da App DreamLab para acelerar a investigação na área da COVID-19.

Este projeto utiliza uma rede de machine learning para analisar os dados de interações entre vírus e hospedeiros e identificar combinações de medicamentos e moléculas de alimentos com propriedades antivirais.

As descobertas feitas ao nível do projeto de investigação Corona-AI por parte da Imperial College London, só foram possíveis devido aos utilizadores da App DreamLab em todo o mundo.

Até à data, o projeto DreamLab Corona-AI completou mais de 300 milhões de cálculos e testou cerca de 450 mil milhões de combinações moleculares - o equivalente a 11.664 anos em termos de período de computação de desktop.

Durante a primeira fase do projeto Corona-AI, que ficou concluída em apenas seis meses, foram identificados alguns insights sobre certos medicamentos existentes para distúrbios cardiovasculares e metabólicos e o respetivo potencial para serem "reaproveitados" no combate ao SARS-CoV-2. Como resultado desta investigação, foram identificadas moléculas com propriedades antivirais em alguns alimentos do quotidiano, incluindo frutos vermelhos, maçãs, laranjas, limões, repolho, brócolos, cebola, alho, salsa e feijão.

Espera-se que as fases 2 e 3 sejam concluídas até dezembro de 2021, de forma a serem disponibilizados os resultados à comunidade médica, para facilitar os resultados dos ensaios clínicos. As descobertas relacionadas com alimentos podem potencialmente conduzir a recomendações dietéticas adicionais que poderão ajudar/contribuir para a recuperação dos pacientes com COVID-19.

Dreamlab agora disponível em 17 países em iOS e Android

A App DreamLab está disponível para download em todo o mundo, de forma gratuita para clientes Vodafone na Albânia, Austrália, República Checa, República Democrática do Congo, Alemanha, Gana, Grécia, Irlanda, Itália, Lesoto, Nova Zelândia, Portugal, Roménia, África do Sul, Espanha e Reino Unido.

A aplicação DreamLab está disponível na App Store para iOS ou na Play Store para o sistema Android. Os Clientes Vodafone poderão ativar a DreamLab gratuitamente usando dados móveis ou Wi-Fi.

Sobre a Vodafone Group Foundation

A Vodafone Foundation (Registada no Reino Unido com o número 1089625) acredita que o poder da Conectividade pode mudar a vida das Pessoas e endereçar alguns problemas globais. Fundada em 1991, esta tem a missão de investir nas Comunidades em que a Vodafone opera. A caridade contribui para ligar as pessoas e as ideias com a Tecnologia, para ajudar aqueles que já fazem um bom trabalho para atingir os seus resultados, com impacto na Sociedade. Através do Connecting for Good, a Vodafone Group PLC’s trabalha em parceria com outras organizações para criar soluções que possam contribuir para o objetivo de longo prazo da Vodafone Group Foundation de melhorar 480 milhões de pessoas até 2025.