Lisboa, 16 de novembro de 2021

Vodafone Portugal mantém tendência de crescimento no 2º trimestre

• Receitas de Serviço cresceram 6,4%* no 2º trimestre do ano fiscal de 2021-2022
  • Base de clientes de banda larga totalizou 847 mil no final de setembro (9,0%* YoY)
  • Rede de próxima geração, incluindo FTTH, ultrapassou os 4,0 milhões de residências e empresas

Concluído aquele que é o seu segundo trimestre do exercício económico 2021-2022, de julho a setembro, a Vodafone Portugal prossegue a tendência de crescimento das Receitas de Serviço – principal indicador de negócio –refletindo um bom desempenho nos segmentos fixo e móvel.

No trimestre findo em setembro, as Receitas de Serviço atingiram 271 milhões de euros, o que representa uma taxa de crescimento de 6,4%* face ao trimestre homólogo de 2020 (crescimento anual, Year on Year, ou YoY), tendo as Receitas Totais aumentado em igual percentagem (6,4%*), contabilizando 296 milhões de euros.

Numa análise semestral, período compreendido entre abril e setembro, as Receitas de Serviço atingiram 529 milhões de euros (+6,9%* YoY), enquanto as Receitas Totais aumentaram cerca de 7,4%* em relação ao mesmo período no ano passado, para 577 milhões de euros. Este desempenho foi suportado pelo crescimento dos negócios de móvel e fixo, em resultado do aumento da base de Clientes em ambos os segmentos.

Os resultados hoje apresentados refletem uma maior resiliência ao nível do segmento móvel, impulsionada pela qualidade da rede e pela sazonalidade associada ao período de verão, bem como pelo acréscimo de utilização de dados móveis e a manutenção de um sustentado crescimento do negócio fixo.

No período em análise, o número de Clientes fixos totalizou, no serviço de banda larga, 847 mil (9,0% YoY) e os Clientes de TV ascenderam a 780 mil (9,3% YoY). Os resultados alcançados só são possíveis graças à continua estratégia de investimento e inovação nesta área de negócio e ao reconhecimento dessa estratégia por parte dos nossos Clientes.

Durante este segundo trimestre, a Vodafone Portugal continuou a expandir a sua presença na rede de fibra em todo o País. No final de setembro, a rede FTTH de última geração alcançou 4,0 milhões de lares e empresas (+11,0% YoY).

O desempenho alcançado no segundo trimestre foi também impulsionado pelo desempenho positivo do negócio móvel. Face ao período homólogo do ano passado, as receitas de roaming, visitantes e pré-pago aumentaram tendo, consequentemente, um impacto positivo na evolução do principal indicador de negócio da Empresa. A base total de Clientes do serviço móvel atinge assim 4,688 milhões de Clientes, o que representa um ligeiro aumento de 1,7% face a setembro de 2020.

“Os resultados hoje apresentados espelham uma trajetória de crescimento que reforça o nosso empenho em dar continuidade a uma estratégia de prestação de serviço focada nos nossos Clientes. São uma motivação extra para toda a equipa de colaboradores e parceiros que se empenham em ajudar os Clientes a tirarem o melhor partido da nossa tecnologia. O reconhecimento do nosso esforço por parte dos nossos Clientes resulta claramente de muitos estudos de mercado de que é exemplo recente a nossa presença, como única marca de telecomunicações, no top 20 das marcas mais admiradas em Portugal.

Conscientes da responsabilidade que advém do facto de sermos uma marca admirada e da liderança que sempre demonstrámos na disponibilização da melhor tecnologia ao serviço das Empresas e Consumidores nacionais, a Vodafone investiu de forma muito expressiva na aquisição de espectro 5G. Este investimento, juntamente com a experiência que retiramos de outros mercados europeus onde a Empresa já lançou estes serviços e com o trabalho realizado localmente nos últimos anos – para termos a rede preparada para o seu lançamento  em Portugal – permite que estejamos certos de que continuaremos a dar um importante contributo ao País na dinamização, na competitividade das Empresas e na melhoria da qualidade de vida dos Portugueses”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Reforçando o papel de liderança em inovação e pioneirismo de soluções Internet of Things (IoT) para o segmento de consumo, a Vodafone Portugal alcançou mais um marco importante com o lançamento do Neo – o smartwatch mais avançado para crianças que permite aos mais jovens dar os primeiros passos no mundo digital bem como ajudar os pais a manterem-se em contacto com as crianças através da sua tecnologia inovadora.

Ainda durante o período em análise, a Vodafone adicionou o Facebook Watch ao seu serviço de televisão, permitindo assim aos Clientes descobrirem e ligarem-se aos vídeos que mais gostam, acedendo a uma das maiores bibliotecas do mundo de conteúdos com e sem script, tornando-se assim o primeiro operador na Europa a integrar o serviço nas set-top box dos mesmos.

Nota ao editor: os valores com “*” correspondem a crescimentos orgânicos.