Lisboa, 16 de março de 2021

Vodafone distinguida como Líder em Serviços de Rede pela Gartner pelo terceiro ano consecutivo

A Vodafone foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo como líder mundial em Serviços de Rede no Quadrante Mágico Gartner. Esta classificação, atribuída no início deste mês de março, é um reconhecimento da visão abrangente e capacidade de execução do Grupo Vodafone.

A Gartner considera que “os fornecedores no quadrante de Líderes estão a desempenhar bem o seu papel e a manter uma organização estável com uma visão clara da direção do mercado. Oferecem gamas abrangentes de serviços de rede de qualidade espalhadas por extensas regiões. Abordam as necessidades de networking a nível mundial de uma grande variedade de empresas em termos de dimensões, distribuição geográfica e indústrias. Os líderes moldam a direção do mercado ao estenderem a sua abrangência, desenvolvendo novas competências líderes no segmento e modelos comerciais e implementando-os em escala”.

Peter Terry-Brown, Diretor de Comunicações Unificadas e Conetividade da Vodafone Business, afirmou: “No decurso do último ano verificámos que as organizações se adaptaram aos desafios decorrentes da pandemia. As redes foram otimizadas para possibilitar a gestão de milhares de páginas web a que os colaboradores acederam individual e remotamente, criando significativa pressão sobre um número reduzido de sites. As redes precisam de adaptar-se e as nossas capacidades de líder global de SD-WAN significam que podem fornecer às organizações uma rede fixa que corresponde à agilidade e flexibilidade de que necessitam. Isto significa que estamos, juntamente com os nossos pontos fortes em mobilidade global e a nossa rede de IoT líder mundial, numa boa posição para ser o parceiro de eleição para os nossos Clientes, visto que continuam a adaptar-se, reorganizar-se e transformar o modo como conduzem as suas atividades”.

Quanto ao Quadrante Mágico deste ano, a “Gartner continua a observar alterações nos requisitos de empresas e critérios de compra para redes mundiais. A adoção pelas empresas de fornecimento de serviços de IT em nuvem continua a ser essencial para transformar as suas arquiteturas WAN”.

O relatório avaliou ainda as abordagens móveis de 4G/LTE. “Observámos que a ligação entre dispositivos móveis está a expandir-se gradualmente em termos de aplicabilidade para casos de uso de SD-WAN, incluindo a implementação rápida de novas localizações, apoiando localizações temporárias e disponibilizando várias hiperligações de backup. O desempenho otimizado do 5G irá alargar ainda mais estas oportunidades”, considera a Gartner.

Relatório 2021 Gartner Magic Quadrant for Network Services, Global

Nota aos Editores

2021 Gartner Magic Quadrant for Network Services, Global por Neil Rickard, Bjarne Munch, Danellie Young. Publicado a 2 de março de 2021.

A Gartner não apoia qualquer fornecedor, produto ou serviço descrito nas suas publicações de investigação e não aconselha os utilizadores de tecnologia a selecionar apenas os fornecedores com as mais altas classificações ou outra designação. As publicações de investigação da Gartner consistem nas opiniões da organização de investigação da Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de facto. A Gartner renuncia a todas as garantias, expressas ou implícitas, com respeito a esta investigação, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação a uma determinada finalidade.