Lisboa, 27 de maio de 2021

Vodafone lança Smart Replay News, uma forma inteligente de ver notícias em televisão

• Smart Replay News é a nova funcionalidade da TV Vodafone, permitindo ao telespetador o acesso rápido e direto à notícia que quer ver
  • Identificação e etiquetagem das notícias é feita através de inteligência artificial e computer vision, sem qualquer intervenção humana
  • Disponível gratuitamente para todos os Clientes do serviço de televisão da Vodafone, através do menu de Apps

A Vodafone acaba de lançar uma nova experiência de visualização de notícias através de uma funcionalidade inteligente no seu serviço de TV, que promete transformar a forma de assistir a conteúdos informativos. O Smart Replay News deteta e classifica em tempo real as transições entre segmentos noticiosos que fazem parte dos noticiários de sete canais nacionais – RTP1, RTP3, SIC, SIC Notícias, TVI, TVI 24 e CMTV –, permitindo aos Clientes selecionar as notícias que querem ver dentro de cada espaço noticioso, sendo direcionados de forma rápida para os conteúdos informativos que mais lhes interessam.

A identificação das notícias e etiquetagem dos segmentos informativos de cada noticiário – uma imagem por notícia – é feito com recurso a técnicas de computer vision e inteligência artificial. A tecnologia que suporta o Smart Replay News foi desenvolvida para a Vodafone pela start-up portuguesa Six Floor Solutions e permite interpretar a emissão de TV e identificar quando há uma mudança de segmento noticioso, tornando assim todo o processo 100% automático, sem qualquer intervenção humana. Sempre que o Smart Replay News é acionado, aparece na parte inferior do ecrã uma barra menu com uma imagem e um título por notícia, tornando assim a seleção do que o telespectador quer ver bastante acessível e intuitiva.

Com o lançamento do Smart Replay News, a Vodafone volta a inovar o seu serviço de televisão. Depois de, em 2018, a Vodafone ter sido pioneira na introdução do Smart Replay – que disponibiliza marcações inteligentes com os principais acontecimentos de um jogo de futebol –, com esta nova funcionalidade acreditamos que a Vodafone vai mudar também a forma como os portugueses passarão a consumir notícias em televisão, com os nossos Clientes a serem, mais uma vez, os primeiros a experienciar o que as inovações potenciadas por tecnologias de última geração possibilitam”, afirma António Margato, Diretor de Marketing da Vodafone Portugal.

A versão Beta do Smart Replay News está já disponível no menu de Apps de todos os modelos de TV Box Vodafone e brevemente também através da tecla vermelha do comando TV. A funcionalidade pode ser acionada nos noticiários já a decorrer, bem como nos noticiários disponíveis nas gravações automáticas dos últimos sete dias.