Skip to content

Press Releases

Lisboa, 2 de junho de 2021

Vodafone Portugal e MIT colaboram na Porto Design Biennale 2021

  • Vodafone Portugal contribui com solução de big data Vodafone Analytics para a exposição ‘Guetos Liminares’
  • Dados recolhidos pela Vodafone Portugal são trabalhados em parceria com o MIT
  • As visitas estão disponíveis em formato presencial ou virtual

A segunda edição da Porto Design Biennale 2021 decorre entre os dias 2 de junho e 2 de julho, em vários espaços na cidade do Porto e Matosinhos, e assumirá este ano um carácter de reflexão dinâmica sobre a construção de um futuro “globalizado” com o mote “Alter-Realidades: Desenhar o presente”.

Como parte integrante desta iniciativa haverá uma exposição, promovida pelos municípios dos Porto e Matosinhos e organizada pelo centro de investigação da esad-idea, que conta com a parceria da Vodafone Portugal, Massachusetts Institute of Technology – MIT Senseable City Lab, Metro do Porto e da associação de curadoria Carlo Ratti Associati (CRA),  e pretende dar a conhecer, de forma mais detalhada e tecnicamente controlada, os padrões de segregação social antes e durante a pandemia da COVID-19 no distrito do Porto.

A exposição ‘Guetos Liminares’ propõe uma interpretação alternativa sustentada por uma análise de big data, disponibilizada pela solução Vodafone Analytics. Através da execução de algoritmos desenvolvidos pelo MIT sobre dados geolocalizados, de natureza estritamente confidencial e anónima, é possível revolucionar a forma como olhamos para as cidades ao viabilizar-se uma caracterização dos diferentes fluxos e mobilidade de pessoas, nas diferentes zonas referentes à área metropolitana do Porto.

Graças a utilização da tecnologia, as relações entre os cidadãos e as cidades têm vindo a sofrer transformadoras mudanças. Tendo como foco a recuperação da qualidade de vida dos habitantes, as cidades têm vindo a tornar-se cada vez mais inteligentes, contanto com soluções mais sustentáveis e conectadas para responder a novas necessidades dos habitantes. As dinâmicas das populações alteram-se e não restam dúvidas de que a mobilidade sustentável é o trilho a seguir para o desenvolvimento económico, social e ambiental das cidades.

O objetivo da organização deste evento é demonstrar as fissuras sociais e profundas ao longo das demarcações de classe, uma vez que as comunidades em questão estão fisicamente próximas, mas segregadas na vida quotidiana.

Tendo como objetivo a promoção da coesão social nas diferentes cidades do tecido urbano do Porto, ‘Guetos Liminares’ estará disponível para visitas na estação de metro do campo 24 de Agosto, no Porto, e ainda em formato digital, acessível a partir de qualquer parte do mundo.

Para mais informações, clique aqui.