Skip to content

Press Releases

Lisboa, 9 de julho de 2021

5G da Vodafone suporta atuação inédita nos prémios PLAY, com dueto ao piano em direto e à distância

  • Numa estreia mundial num programa de televisão, os Best Youth interagiram em tempo real entre o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e a Casa da Música, no Porto
  • Apesar da distância física, com o 5G da Vodafone os músicos colaboraram ‘a quatro mãos’ como aconteceria se estivessem presencialmente juntos 
  • Com esta atuação, a Vodafone volta a mostrar a maturidade e liderança tecnológica da sua rede, mostrando mais uma vez todo o potencial desta nova tecnologia

Ontem à noite, a Vodafone voltou a demonstrar o potencial da tecnologia 5G e a evidenciar, mais uma vez, que está tecnologicamente madura e preparada para tirar o máximo partido da quinta geração móvel. Patrocinador principal dos PLAY - Prémios da Música Portugal, a Vodafone protagonizou mais um momento inédito possível graças à sua rede 5G – desta vez na cerimónia de entrega de prémios, que teve transmissão na RTP1 –, com a atuação da banda Best Youth a acontecer à distância e em tempo real entre o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e a Casa da Música, no Porto, graças à rede 5G da Vodafone.

O dueto à distância entre os dois músicos – uma estreia mundial num programa de televisão gravado em direto – foi suportado por dois pianos de cauda Baby Yamaha Disklavier E3 conectados em 5G, permitindo que a atuação acontecesse como se a banda estivesse fisicamente junta, no mesmo local. O sucesso tecnológico da atuação deveu-se, não só, à alta velocidade e ao baixíssimo tempo de resposta da rede, como ao processo de comunicação bidirecional em tempo real que foi criado para o efeito, com tecnologia desenvolvida especificamente para os dois pianos.

Com um sistema de sensores integrado nos pianos, que permite detetar quando uma tecla é pressionada, sempre que se toca uma nota num dos pianos é enviado um comando para um computador portátil, que processa e transmite a informação para a cloud através da rede 5G da Vodafone. Uma vez na cloud, os dados são remetidos para o portátil e o piano na segunda localização, novamente através da rede 5G da Vodafone, fazendo com que a respetiva tecla seja pressionada e a nota tocada exatamente como acontece numa atuação a quatro mãos com os músicos presencialmente juntos.

Esta demonstração exemplifica bem o quanto a rede 5G da Vodafone está madura: duas antenas e dois hotspots 5G, um por localização, e magia acontece com uma solução simples plug and play. Hoje demonstrámos esta inovação e avanço tecnológico na música – tão representativa nos tempos que correm, uma vez que a cultura sempre foi uma maneira de aproximar as pessoas – e exemplificámos o potencial que o 5G terá na comunicação e interação em tempo real entre indivíduos, lugares, máquinas e objetos (suportado em soluções M2M e IoT). Nos prémios PLAY, homenageámos a música portuguesa e colocámos a tecnologia ao seu serviço, deixando à imaginação de cada um o que o 5G pode fazer em diferentes áreas, como na saúde, educação, indústria, mobilidade, agricultura, enfim em todos os setores da nossa vida social e económica cada vez mais digital.
Como temos dito e comprovado variadíssimas vezes, a nossa rede está pronta para que o País, a sociedade, as empresas e os nossos clientes tirem o maior partido da tecnologia 5G. A comprovada liderança tecnológica da Vodafone Portugal está ao serviço de todos aqueles que connosco quiserem testar o potencial do 5G, tal como aconteceu hoje nos prémios PLAY”, refere Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Para Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas, os músicos que constituem os Best Youth, esta experiência representou uma oportunidade diferente para celebrarem um tema muito especial. “O convite da Vodafone apanhou-nos no momento exato em que nos preparávamos para celebrar os 10 anos da edição da nossa primeira canção: ‘Hang Out’. A possibilidade de a fazermos no contexto dos prémios PLAY pareceu-nos desafiante, principalmente porque, ao longo da última década, já fizemos inúmeras reinterpretações da canção ao vivo. Fazê-la numa versão de voz e piano a quatro mãos à distância de 300kms é algo que nunca foi feito e de que não nos esqueceremos”, mencionam.

O dueto 5G ao piano aconteceu numa rede live 5G, com espectro temporário na faixa dos 3.6GHz cedido pela Anacom para a realização de testes, uma vez que o leilão para a aquisição de espectro ainda está a decorrer.

Esta foi a sétima vez que a Vodafone Portugal levou publicamente a cabo uma demonstração em ambiente real desta tecnologia depois de, entre outras, ter feito o primeiro holograma 5G na televisão nacional, com o jornalista José Alberto Carvalho a ser teletransportado de Queluz de Baixo para o Vodafone Paredes de Coura; a primeira sessão mundial 5G em roaming na fronteira entre Valença e Tui, com a Vodafone Espanha; ou a primeira demonstração de uma ambulância conectada em 5G, mostrando como a quinta geração móvel vai auxiliar equipas médicas em situações de emergência.

Provas mais do que dadas da maturidade da rede 5G da Vodafone e do investimento que a Empresa tem feito no desenvolvimento tecnológico do País, mostrando, mais uma vez que, com a tecnologia e as parcerias certas do nosso lado, conseguimos reimaginar tudo.

5G da Vodafone suporta atuação inédita nos prémios PLAY, com dueto ao piano em direto e à distância