Ponta Delgada, 01 de abril de 2022

Vodafone leva 5G a toda a população dos Açores até ao verão

• Vodafone faz investimento no reforço e na modernização da rede móvel das ilhas
  • Até julho, 99% da população do arquipélago estará coberta com a nova geração móvel

Até ao próximo mês de julho, 99% da população do Arquipélago dos Açores vai estar coberta pela rede 5G da Vodafone, resultado do investimento significativo na expansão e modernização da rede móvel naquelas ilhas, que contarão ainda com o acréscimo de cinco novas estações (locais de colocação de antenas).

Desta forma será possível, além de intensificar a atual cobertura de 4G no território, que chegará praticamente à totalidade da população, disponibilizar o 5G de forma generalizada, já que será incorporado em todas as estações da região. A cobertura alargada abrange tanto as zonas urbanas - incluindo espaços interiores -, como as suburbanas e rurais.

Além disso, o reforço de 5G permitirá obter velocidades de transmissão de dados de 1 gigabit por segundo (Gbps) nos principais centros urbanos das nove ilhas do Arquipélago. Ou seja, uma velocidade mais de três vezes superior ao que é possível com o serviço 4G, geração móvel anterior.

“Conseguir, em tão pouco tempo, modernizar infraestruturas de comunicação e dotar a generalidade da população dos Açores de acesso à rede 5G, comprova a capacidade de mobilização das equipas da Vodafone Portugal para chegar onde os Clientes precisam. Mas é, sobretudo, um sinal forte do nosso compromisso com o desenvolvimento tecnológico do País, contribuindo neste caso particular para o reforço da coesão territorial e para o acesso de todos, onde quer que estejam, ao conhecimento e à inovação, melhorando a vida das pessoas e dinamizando a economia”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Sobre o 5G da Vodafone

Beneficiando da experiência internacional de três anos acumulada pelo Grupo em 20 mercados, a Vodafone começou a prestar o serviço 5G em Portugal no dia 30 de novembro. A Empresa tem em curso um plano muito agressivo de investimento para alcançar em quatro anos um nível de cobertura de 5G que, no caso da geração móvel anterior, demorou uma década a fazer. Até 2025, o objetivo é ter 95% da população do País coberta, com uma velocidade mínima de 100 Mbps.

Para usufruir do 5G é necessário ter um dispositivo adequado e estar numa zona com acesso a esta rede. A rede da Vodafone Portugal já chega a todas as capitais de distrito e das ilhas e mais de 50% da sua oferta de equipamentos é compatível com o 5G, cobrindo todas as gamas.