Funchal, 01 de abril de 2022

Vodafone leva 5G a toda a população da Madeira e Porto Santo até ao verão

• Vodafone faz investimento no reforço e na modernização da rede móvel das ilhas
  • Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores terão, em 2022, a maior percentagem de população com acesso ao 5G da rede Vodafone no País

Praticamente toda a população da Região Autónoma da Madeira (99%) vai estar coberta pela nova rede 5G da Vodafone até ao próximo mês de julho, resultado de um investimento significativo da Empresa na expansão e modernização da rede móvel nas ilhas.

A intervenção em curso contempla a instalação de 16 novas estações (locais de colocação de antenas) no território, o que amplia em cerca de 18% do número de estruturas deste tipo na Região.

Além de aumentar a atual cobertura de 4G, chegando praticamente à totalidade da população, este investimento permite disponibilizar o 5G de forma generalizada, já que este será incorporado em todas as estações da Região. Assim, será possível uma cobertura alargada tanto das zonas urbanas - incluindo espaços interiores -, como das áreas suburbanas e rurais, alcançando particamente a totalidade da população das ilhas.

O reforço de 5G permitirá obter velocidades de transmissão de dados de 1 gigabit por segundo (Gbps) nos principais centros urbanos da Madeira e Porto Santo. Ou seja, uma velocidade mais de três vezes superior ao que é possível com o serviço 4G, geração móvel anterior.

“Graças a este investimento a Região Autónoma da Madeira, tal como a Região Autónoma dos Açores (onde o nosso 5G também estará disponível para todos até ao verão) serão, em 2022, as regiões do País com maior percentagem de população com acesso à rede Vodafone de última geração.

Este é um sinal forte do nosso compromisso não só com o desenvolvimento tecnológico do País, mas também com a coesão territorial, permitindo a todos, onde quer que se encontrem, o acesso ao conhecimento e à inovação, e assim melhorando as vidas das pessoas e impulsionando a economia”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Sobre o 5G

Beneficiando da experiência internacional de três anos acumulada pelo Grupo em 20 mercados, a Vodafone começou a prestar o serviço 5G em Portugal no dia 30 de novembro. A Empresa tem em curso um plano muito agressivo de investimento para alcançar em quatro anos um nível de cobertura de 5G que, no caso da geração móvel anterior, demorou uma década a fazer. Até 2025, o objetivo é ter 95% da população do País coberta, com uma velocidade mínima de 100 Mbps.

Para usufruir do 5G é necessário ter um dispositivo adequado, estar numa zona com acesso a esta rede e dispor de um tarifário que inclua a sua utilização. A rede da Vodafone Portugal já chega a todas as capitais de distrito e das ilhas e mais de 50% da sua oferta de equipamentos é compatível com o 5G, cobrindo todas as gamas.

Até 15 de setembro a Vodafone dá a todos os Clientes acesso gratuito e experimental à rede. A partir dessa data, o acesso continuará livre para Particulares e Empresas que subscrevam um tarifário compatível – a lista completa pode ser consultada nesta ligação.