Lisboa, 17 de julho de 2023

Mais de 10 mil crianças têm “Verão de Campeão” com a Fundação Vodafone e o Instituto de Socorros a Náufragos

• Iniciativa inserida no programa Praia Saudável pretende sensibilizar crianças e jovens para temáticas de ambiente, segurança e inclusão nas praias
  • Campanha de sensibilização realiza-se desde 2006 e já impactou 350 mil crianças

Mais de dez mil crianças vão ser impactadas, durante as próximas três semanas, pela iniciativa “Verão de Campeão”, que promove ações de sensibilização para a segurança, preservação do ambiente, inclusão e bem-estar, realizadas em duas dezenas de praias de 13 concelhos de norte a sul do País. Esta campanha da Fundação Vodafone Portugal resulta de uma parceria com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, Agência Portuguesa do Ambiente e Associação Bandeira Azul da Europa, e decorrerá até dia 6 de agosto.

Destinada a crianças da pré-primária até ao segundo ciclo, esta iniciativa pretende tornar a sua aprendizagem contínua e dinâmica, promovendo atividades com várias modalidades de animação no areal das praias. Além disso, conta com a divulgação de conteúdos lúdicos que podem ser acedidos a partir de qualquer lugar através da leitura de um QR Code integrado nas pulseiras das crianças que participam nas atividades da praia ou da página da campanha no website da Fundação Vodafone Portugal.

Assente em eixos como segurança, inclusão e ambiente, uma das ações ligada à proteção do planeta permite, através da utilização de óculos de realidade virtual, que as crianças “mergulhem” ao largo da Ilha de Porto Santo, Arquipélago da Madeira e observem a vida marinha em torno de recifes artificiais.

Este ano, o programa arrancou a 10 de julho em Vila Nova de Gaia (na Praia do Canidelo Norte-Sereia), seguindo depois para praias em Espinho, Ílhavo, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Marinha Grande, Sintra, Torres Vedras, Mafra, Sines, Vila Real de Santo António. A campanha terminará a 6 de agosto em Portimão, na Praia da Rocha.

Esta campanha nacional de sensibilização, realizada em época balnear, ocorre desde 2006 e, de então para cá, já abrangeu cerca de 350 mil crianças e jovens de forma direta.

Verão de Campeão – Ações em 2023

10 de julho    Praia de Canidelo Norte (Sereia)

11 de julho    Praia Miramar

12 de julho    Praia da Aguda