Lisboa, 1 de agosto de 2023

Vodafone Analytics: plataforma analisa padrões de mobilidade durante a Jornada Mundial da Juventude

• Celfocus é a parceira tecnológica no desenvolvimento da solução que está a analisar padrões de mobilidade de peregrinos e da população residente durante a JMJ, com base na rede móvel da Vodafone
  • Dirigida às empresas, esta solução está assente em dados anonimizados. Principais conclusões ficarão disponíveis numa plataforma web atualizada diariamente

A Vodafone Analytics, uma solução desenvolvida pela Vodafone em parceria com a Celfocus, vai estar ao longo de toda a semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a recolher e a interpretar dados da rede móvel em Lisboa, que vão permitir saber de onde vêm, por onde se movem e como interagem os peregrinos deste evento mundial.

Através desta ferramenta será possível analisar, de forma imediata, totalmente anonimizada e através de técnicas avançadas de computação, a big data recolhida pelas antenas Vodafone junto dos dispositivos a ela ligados (como smartphones), em particular nas zonas de influência da JMJ, permitindo identificar tendências de fluxo destes visitantes, a sua caraterização demográfica e localização, bem como padrões comportamentais de mobilidade.

À data de hoje, a rede Vodafone já detetou um aumento de 36% na chegada de visitantes a Lisboa em relação aos sete dias anteriores ao arranque do evento. Através da Vodafone Analytics é possível identificar que a maior parte destes visitantes chegaram de países como França, Reino Unido e Espanha, enquanto os visitantes nacionais vieram sobretudo dos distritos de Setúbal, Faro e Porto.

As zonas de maior aglomeração destes peregrinos ao longo do dia de ontem foram Alvalade, Lumiar e Avenidas Novas. Já no perímetro da JMJ, em Lisboa, os locais que registaram maior aglomeração na véspera do evento foram Praça do Comércio, Parque Eduardo VII e Alameda.

Por outro lado, nesta última semana saíram de Lisboa 10% dos residentes, com destino sobretudo a Loulé, Albufeira e Sintra - numa altura que, tradicionalmente, é também de partida de muitos residentes para férias fora da capital.

As conclusões obtidas pela Vodafone Analytics vão permitir às empresas conhecer, ao minuto, quem são, onde estão e como se comportam os seus potenciais clientes, permitindo-lhes assim oferecer os seus produtos e serviços com mais eficácia. Apesar de ser uma solução capaz de fornecer dados abrangentes, os dados recolhidos neste evento estarão focados em melhorar o desempenho de áreas como os transportes, o turismo e a segurança.

Neste endereço (https://www.vodafone.pt/business/solucoes/negocio-digital/analytics/jornada-mundial-da-juventude.html) será possível ao público em geral consultar e acompanhar diariamente a evolução de uma amostra de indicadores recolhidos pela Vodafone Analytics durante a JMJ, como a variação do número de visitantes nacionais e internacionais, as suas zonas de pernoita, a sua distribuição pelos principais locais do evento e até a percentagem de residentes que saíram da cidade, apresentados de forma intuitiva através de mapas e gráficos.

Sobre a Vodafone Analytics

A Vodafone Analytics, disponibilizada pela Vodafone Portugal aos seus Clientes empresariais, é desenvolvida em parceria com a Celfocus, empresa tecnológica que fornece serviços profissionais de integração de sistemas, com aposta nas áreas de Analytics e Cognitive. A empresa ajuda organizações a evoluir os seus negócios, fornecendo soluções tecnológicas para extrair valor de dados, através de projetos de transformação digital. Os serviços incluem a Automação de sistemas e de redes, serviços de suporte a ecossistemas de negócio B2B2X, Monetização de dados e a criação de experiências Hiperpersonalizadas.

Esta solução inclui a integração em near real time dos dados anonimizados obtidos através dos dispositivos ligados à rede Vodafone, interpretados numa plataforma de visualização e em dashboards dinâmicos.

Disponível 365 dias por ano, 24 horas por dia, esta solução permite “navegar” no tempo e perceber as movimentações consoante a hora e o dia, proporcionando informação útil como os locais visitados, zona de residência e padrões de movimentação, extrapolando para todo o universo da população. Os relatórios de análise podem ser personalizados, escolhendo-se os indicadores, a granularidade, a frequência e a amplitude geográfica.

Os domínios de aplicação desta ferramenta vão desde o retalho (permitindo caracterização demográfica, perceber quem são os clientes, de onde vêm e contar visitas), às smart cities (gestão das cidades, identificação de vias de maior afluência, caraterização demográfica), passando pelos transportes e logística (organização de rotas, otimização da operação), turismo (origens dos visitantes, onde vão, quantos dias ficam, onde dormem e o que fazem) ou imobiliário (contagem de pessoas em zonas para abertura de lojas, caracterização de perfis de poder de compra).

O tratamento destes dados cumpre as normas do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e toda a regulação da Comissão Nacional de Proteção de Dados.