Vodafone

Vodafone Say

Para as pessoas com necessidades especiais, especialmente com deficiência visual, a simples realização de uma chamada telefónica pode tornar-se um problema, já que os telemóveis não estão adaptados à sua utilização. Esta é uma barreira que a Vodafone Portugal tem apostado em ultrapassar, permitindo que os utilizadores com necessidades especiais possam usufruir das tecnologias e das capacidades de interacção social e de acesso a informação que estas representam.

O Projecto Vodafone Say foi desenvolvido com este objectivo, integrando um software de adaptação de telefones móveis, que é instalado gratuitamente nos terminais e transforma em voz o texto exibido no ecrã. A iniciativa inclui ainda tarifários com condições vantajosas para os Clientes da Vodafone Portugal, que abrangem comunicações de voz, SMS, acesso à Internet através de Banda Larga Fixa (ADSL) e móvel.

De forma complementar foi também promovida a formação comportamental para os membros do Serviço de Apoio Tecnológico e do Serviço de Apoio a Clientes, que incluiu acções de formação conduzidas por membros da APEC (Associação Promotora do Ensino de Cegos).


Benefícios:

Através do projecto Vodafone Say a Vodafone Portugal conseguiu melhorar as condições de info-inclusão para um universo de utilizadores que ultrapassa as 630 mil pessoas em Portugal, mais de 160 mil das quais são deficientes visuais. Entre as conquistas realizadas contam-se:

      • O Apoio à integração social
      • Melhoria e sensibilização do Serviço ao Cliente
      • Adesão aos tarifários especiais e activação do software