Skip to content

Geração Net Sénior

Programa de Formação em Novas Tecnologias

Conscientes da necessidade de formar as gerações mais séniores com as competências fundamentais para conseguirem responder aos desafios da Sociedade atual cada vez mais digital, temos vindo a desenvolver uma intervenção cada vez mais integrada e continuada junto da população sénior, através da implementação de programas destinados aos cidadãos com 65 ou mais anos, visando a criação de condições para seu desenvolvimento pessoal e social e/ou envelhecimento ativo.

2010

ano de lançamento

+ de 1500

seniores abrangidos

+ 500

horas de formação 

O Programa

A Fundação Vodafone Portugal, em parceria com Municípios e Organizações Não-Governamentais, desenvolveu e tem vindo a dinamizar um programa de formação em novas tecnologias para seniores, com o nome de Geração Net Sénior, que pretende:

Combater a infoexclusão

Desconhecimento que origina falta ou impossibilidade de acesso a informação, nomeadamente através das novas tecnologias de comunicação como a Internet.

Reduzir o isolamento

Ensinando a usar um computador, navegar na internet, utilizar o correio eletrónico e ligar-se às redes sociais, de modo a comunicarem mais e melhor, estreitando os laços, com as gerações mais jovens e com a sua comunidade.

Simplificar o dia-a-dia

Usar o computador e a internet para apoio nas tarefas burocráticas e obrigações quotidianas, nomeadamente no pagamento de serviços, movimentação das contas bancárias, acesso a serviços de saúde e marcação de consultas online.

Eliminar barreiras

Reduzir as distâncias físicas entre os seniores e os locais onde são disponibilizados serviços públicos e contribuir para a redução das barreiras comunicacionais com os familiares.

Modelo de Formação

Pessoas séniores sentadas a uma secretária numa sala a mexer em computadores

As sessões de formação ocorrem em formato presencial, 3 vezes por semana. Este programa tem uma duração de 5 semanas, contando com dois níveis de aprendizagem. Cada grupo de formandos é constituído por, no máximo, 10 pessoas para garantir um apoio mais personalizado.

A metodologia de ensino utlizada está alavancada numa forte componente prática em que os formandos são continuamente expostos à utilização individual dos suportes digitais. O conteúdo programático da formação está adaptado à população sénior sem experiência de utilização das Novas Tecnologias.

Pessoas séniores sentadas a uma secretária numa sala a mexer em computadores

Estas sessões são realizadas no edifício Sede da Vodafone Portugal. Em colaboração com o Município de Odivelas, foram também realizadas ações de formação a seniores nas instalações do Espassus 3G da freguesia de Carnide. e no Centro de dia de Santa Eugénia da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. 

Impacto nos ODS

A Fundação Vodafone apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas. O programa Geração Net Sénior permite contribuir para o atingimento dos seguintes ODS:

Ícone vermelho número 4 da Educação Qualidade
Ícone rosa número 10 da Reduzir as Desigualdades