Skip to content

Áreas de foco

Colocar a Tecnologia e a Conectividade ao serviço da Comunidade 
Duas raparigas abraçadas a sorrir uma para a outra

Na Fundação Vodafone em Portugal, promovemos, apoiamos e realizamos programas que permitem ligarmo-nos por um futuro melhor e que endereçam alguns dos principais desafios da Sociedade. Os programas da Fundação Vodafone em Portugal assentam em 4 áreas de foco distintas. 

Educação

É importante sensibilizar a Comunidade e dotá-la com as competências necessárias para prosperar no Mundo Tecnológico.

Numa Sociedade cada vez mais digital, acreditamos que ninguém deve ser deixado para trás e que a Educação tem um papel fundamental em garantir isso mesmo.

Através dos projetos que a Fundação Vodafone desenvolve na área da Educação, pretendemos:

  • Por um lado, sensibilizar e consciencializar a Comunidade para várias temáticas, desde inclusão, ambiente, violência doméstica, acessibilidade, entre outras, de forma terem um papel ativo na Sociedade;
  • Por outro lado, capacitar as pessoas com as competências consideradas essenciais para responder aos desafios futuros da Sociedade, com foco quer numa perspetiva de desenvolvimento pessoal, quer numa perspetiva de desenvolvimento coletivo. Neste âmbito, estamos focados em contribuir para o desenvolvimento das competências digitais ao longo das várias fases da vida de uma pessoa, tendo programas destinados a crianças dos 1º e 2º ciclos, a jovens NEET (jovens que não estudam ou trabalham) e idosos.

São quatro as vertentes que endereçamos na área da Educação:

Competências digitais

LGBT+

Violência doméstica

Planeta

Um rapaz a experimentar uns óculos de realidade virtual

DigitALL

Competências Digitais

Destinado a crianças dos 1º e 2º ciclos, o Programa DigitALL, lançado pela Fundação Vodafone em Portugal em 2021, pretende desenvolver as competências digitais dos mais novos, quer em contexto escolar, quer numa vertente de autoaprendizagem em que as crianças podem realizar várias atividades em casa, com a sua família ou amigos.

O DigitALL é um dos programas inseridos na iniciativa Skills Upload Jr da Vodafone Group Foundation.

Um grupo de pessoas séniores a mexer em computadores

Geração Net Sénior

Capacitação de Seniores

Na área da literacia digital, a Fundação Vodafone em Portugal, em parceria com Municípios e Organizações Não-Governamentais, tem vindo a desenvolver um programa de formação em novas tecnologias para seniores, com o nome de Geração Net Sénior.  

Este tem como objetivo contribuir para a redução do isolamento dos idosos, mas também prestar apoio em tarefas burocráticas e obrigações quotidianas, nomeadamente no pagamento de serviços, movimentação das contas bancárias ou no acesso a serviços de saúde e marcação de consultas. 

Uma rapariga sentada a tocar viola enquanto canta

Skill’IT

Capacitação de Jovens

Com vista a formação e desenvolvimento das competências consideradas essenciais para o futuro, o Skill’IT é um programa destinado a jovens NEET (jovens que não estudam ou trabalham), que permite, através de uma plataforma digital gamificada, ter acesso personalizado a vários recursos úteis e a várias oportunidades de desenvolvimento, incentivando e preparando os jovens para o seu ingresso no ensino ou formação profissional; ou integração no mercado de trabalho.  

Ilustração de várias crianças de diferente etnias a brincar

E se fosse outra cor

Sensibilização de Crianças e Professores

Em fevereiro de 2020, a Associação para o Planeamento da Família, com o apoio da Fundação Vodafone e apoio institucional da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) criaram uma plataforma denominada “E Se Fosse Outra Cor”, dirigida a crianças a partir do 2º ciclo, às famílias e docentes.  

Esta plataforma foi criada em formato website e app, disponível para os sistemas operativos Android e iOS, e tem como principal objetivo fomentar a literacia quanto à igualdade de género e à liberdade para a orientação sexual. 

fundacao

Bright Sky

Literacia na Área da Violência e Abuso

A Aplicação Bright Sky é uma plataforma de literacia, disponível para Android, iOS e versão web, que tem como principal objetivo atuar junto de dois públicos-alvo relevantes para minimizar o impacto da violência doméstica na Sociedade portuguesa: o público em geral, através da sensibilização para os temas e contornos relacionados com esta problemática, e a disponibilização de informação útil direcionada especificamente para as pessoas vítimas de violência doméstica. 

Logótipo da Linha 3060

Linha 3060

Serviço de Apoio a Vítimas de Violência

A COVID-19 veio impor, a par das medidas necessárias para prevenir o contágio, a mobilização efetiva de meios e recursos no terreno para garantir a segurança e o apoio às vítimas de violência doméstica, face ao risco acrescido que o contexto de isolamento significa. 

No final de 2020, em coordenação com o Governo, a Fundação Vodafone Portugal renovou a parceria com a CIG para a disponibilização de uma linha de apoio com o número 3060, que permite o envio de mensagens de texto rápidas (SMS) pelas vítimas que queiram pedir ajuda. Este mecanismo, disponível desde março 2020, é gratuito, pode ser utilizado 24 horas por dia e garante a confidencialidade. 

A Linha 3060 possibilita que os serviços da CIG possam ter um canal alternativo de comunicação entre as vítimas e os técnicos responsáveis. Integralmente financiada pela Fundação Vodafone Portugal no âmbito do seu plano de diversidade e inclusão, esta Linha estará disponível enquanto o contexto atual em que vivemos assim o exigir. 

Segurança

Ligamo-nos por um mundo melhor, contribuindo para uma sociedade mais segura.

Na Fundação Vodafone Portugal, pretendemos contribuir para a construção de uma Sociedade mais segura. Queremos garantir que as Pessoas têm as competências necessárias para conseguirem dar resposta aos novos desafios que enfrentam, reduzindo a sua exposição a riscos, através da sensibilização e da disponibilização de apoios à Comunidade, como equipamentos e/ou serviços diversos. 

A preocupação com a segurança das pessoas está sempre presente e alinhada com o nosso compromisso alargado de prevenção de riscos.  

Fotografia de um dos postos de vigia dos nadadores salvadores patrocinado pela Fundação Vodafone

Praia Saudável

Segurança das Pessoas, Proteção dos Recursos

Lançado em maio de 2005, o programa Praia Saudável abrange, atualmente, mais de 200 zonas balneares de Portugal e tem como missão melhorar a segurança e qualidade ambiental das praias, bem como contribuir para a acessibilidade destas zonas a pessoas com necessidades especiais. 

Este programa tem sido materializado através da doação pela Fundação Vodafone de meios complementares de apoio nas vertentes do Ambiente, Segurança, Acessibilidades e Sensibilização. 

Diversos jovens em círculo a mexerem nos seus telemóveis

Segurança Online

Utilização Segura da Internet

Numa Sociedade cada vez mais digital em que o contacto com tecnologias inovadoras e a internet é recorrente e necessário, é importante que as Pessoas se sintam seguras e saibam usar essas mesmas soluções, de forma correta e responsável, prevenindo e reduzindo a sua exposição a riscos. Neste âmbito, a Fundação Vodafone tem vindo a desenvolver diversas iniciativas para contribuir para a capacitação de competências para a vida digital. 

Ambiente

É vital preservar o nosso planeta e garantir um futuro sustentável para todos.

Alinhado com o compromisso da Vodafone para com o Planeta, o Ambiente é também uma das áreas de foco que tem vindo a ser endereçada pela Fundação Vodafone, através de vários programas, iniciativas de sensibilização para a Sociedade e, ainda, através do desenvolvimento de soluções tecnológicas que visam contribuir e auxiliar as Pessoas a adotar comportamentos mais sustentáveis e mais ecológicos, com vista o menor impacte ambiental. 

Fotografia de um dos postos de vigia dos nadadores salvadores patrocinado pela Fundação Vodafone

Praia Saudável

Segurança das Pessoas, Proteção dos Recursos

Lançado em maio de 2005, o programa Praia Saudável abrange, atualmente, mais de 200 zonas balneares de Portugal e tem como missão melhorar a segurança e qualidade ambiental das praias, bem como contribuir para a acessibilidade destas zonas a pessoas com necessidades especiais. 

Este programa tem sido materializado através da doação pela Fundação Vodafone de meios complementares de apoio nas vertentes do Ambiente, Segurança, Acessibilidades e Sensibilização. 

Uma ilustração de uma cidade sustentável

WasteApp

Separação de Resíduos

A Quercus, em parceria com a Fundação Vodafone Portugal, lançou uma plataforma digital que pretende auxiliar a Sociedade a separar corretamente o lixo produzido em casa e a encontrar o destino adequado para os bens de que se pretendem desfazer. Na aplicação, podemos encontrar resposta para o destino de cerca de 50 tipologias de resíduos diferentes.  

Fotografia de uma aldeia no meio de um vale

Smartmountain Village

Tecnologia em Zonas Rurais

A Fundação Vodafone, em colaboração com a Câmara Municipal de Seia, lançou um projeto-piloto com o objetivo de instalar soluções tecnológicas na aldeia do Sabugueiro que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da Comunidade, e que possam funcionar como alavanca para a melhoria do desempenho ambiental e desenvolvimento económico deste espaço rural, uma das nove aldeias de montanha.   

Saúde

A saúde é um direito humano fundamental. 

Os nossos programas na área da Saúde recorrem à Tecnologia como um meio para conectar as pessoas e contribuir para que as mesmas tenham acesso a informações úteis e serviços de saúde e bem-estar de qualidade, procurando identificar e dar resposta às necessidades e desafios mais prementes nesta área.

Neste âmbito, foram vários os programas que desenvolvemos ao longo da história da Fundação Vodafone, destacando-se atualmente: 

Ilustração de um telemóvel com a app DreamLab ativada

DreamLab

Capacidade Coletiva de Processamento

Em abril, a Fundação Vodafone lançou a aplicação DreamLab, uma App que permite a todos os portugueses ajudarem os cientistas do Imperial College London a acelerar a investigação sobre o tratamento do COVID-19.  Esta aplicação móvel gratuita junta inteligência artificial e o poder de processamento dos smartphones, criando um supercomputador virtual com capacidade para analisar milhões de dados, enquanto estamos a dormir. 

Imagem de uma mão com um aparelho de monotorizaçao respiratória e cardiovascular

SmartReab

Monitorização de Doentes Respiratórios

Este sistema foi desenvolvido pela Fundação Vodafone Portugal, em parceria com o Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte e permite prolongar a monitorização da atividade física dos doentes para lá do ambiente hospitalar, garantindo uma maior segurança destas pessoas, durante a sua rotina diária.