Skip to content

Praia Saudável

Praias mais seguras, acessíveis e mais amigas do ambiente

Segurança, acessibilidade, gestão ambiental e sensibilização são as quatro vertentes do programa Praia Saudável, que a Fundação Vodafone Portugal lançou em 2005, e que abrange atualmente 155 zonas balneares de Portugal Continental e das Regiões Autónomas.

A vertente de segurança consiste na disponibilização de equipamentos, como veículos e material de salvamento marítimos, e na implementação de uma VPN (Virtual Private Network) para comunicação entre os postos de praia, as capitanias de porto, o Instituto de Socorros a Náufragos e os bombeiros.

No que respeita à acessibilidade, o programa visa dotar as zonas balneares de equipamentos que permitam o acesso às praias por cidadãos com necessidades especiais.

No âmbito da gestão ambiental o objetivo passa pela participação no Programa Nacional de Vigilância e pela doação de equipamentos que contribuam para a minimização dos impactos ambientais negativos.

O programa comporta ainda a sensibilização, através da disponibilização de informação aos frequentadores das zonas balneares sobre todas as vertentes que o compõem.

São parceiros da Fundação Vodafone Portugal neste projeto a Direcção-Geral da Autoridade Marítima/Instituto de Socorros a Náufragos, o Instituto da Água, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, a Associação Bandeira Azul da Europa e o Instituto Nacional de Reabilitação.

 

Formulários de candidatura programa Praia Saudável: