Skip to content

Praia Saudável

Praias mais seguras, acessíveis e mais amigas do ambiente

O programa Praia Saudável resulta de um Protocolo de Cooperação assinado entre a Fundação Vodafone Portugal, a Autoridade Marítima Nacional, a Associação Portuguesa do Ambiente, o Instituto de Conservação da Natureza e a Associação Bandeira Azul da Europa. Este programa teve início em 2005 e tem como objetivo contribuir para o aumento da segurança nas praias, para a defesa e melhoria da qualidade do seu ambiente, assim como das acessibilidades para pessoas com necessidades especiais.

16

Anos ao serviço
das praias

212

Praias
Abrangidas

+330 mil

Crianças diretamente abrangidas
pela campanha de sensibilização

775

Vidas
Salvas

+1000

Assistências efetuadas
pelos veículos doados

Vertentes do Programa Praia Saudável

bóia de salvamento

Segurança

A vertente de Segurança carateriza-se pela:

  • Disponibilização de meios complementares de apoio ao salvamento e assistência a banhistas (nomeadamente motas de água, torres de vigia e macas flutuantes, 4x4 rescue truck);
  • Disponibilização de um Sistema Integrado de Comunicações, o qual integra a atribuição de um número de telemóvel aos postos dos nadadores-salvadores disponível ao público e de suporte a situações de emergência, permitindo a ligação para a Proteção Civil, a Polícia Marítima, as Capitanias ou os Bombeiros, entre outras.
cadeira de rodas adaptada para pessoas com mobilidade reduzida

Acessibilidade

Nesta vertente, o Programa tem vindo a dotar as praias com equipamentos que permitam um melhor acesso e utilização das zonas balneares por parte de pessoas com necessidades especiais, designadamente cadeiras anfíbias e passadeiras. Ao longo dos últimos anos foram doadas mais de 200 cadeiras anfíbias.

cinzeiros de praia para depósito de beatas

Ambiente

A vertente ambiental carateriza-se pela doação de equipamentos que contribuam para a minimização dos impactes ambientais negativos nas praias, nomeadamente a disponibilização de máquinas de limpeza do areal e cinzeiros individuais. Estas medidas têm como objetivo prevenir a poluição das zonas balneares.

cartazes de campanhas de sensibilizaçã

Sensibilização

O Programa Praia Saudável carateriza-se pela sua componente de sensibilização, transversal a todas as outras áreas (segurança, acessibilidade e ambiente), através da disponibilização de informação e realização de campanhas com vista a promoção da preservação do meio ambiente e a adoção de boas práticas de segurança na praia.

Neste âmbito, foi desenvolvida uma aplicação móvel designada Praia em Directo.

Adaptações à Praia Saudável para dar resposta à pandemia da COVID-19

As zonas balneares portuguesas são locais de eleição, durante o verão, sendo visitadas por milhares de pessoas, facto que pode contribuir para o aumento do risco de contágio da COVID-19 nesses locais.

Face a este desafio que estamos a viver, a Fundação Vodafone, em colaboração com os seus Parceiros, vai reforçar a partilha de informação com o público em geral de modo a alertar para os comportamentos que individualmente terão que ser cumpridos para podermos usufruir das nossas Zonas Balneares em Segurança.

logotipos de instituições parceiras

Desenvolver na população portuguesa uma cultura de Segurança construída na responsabilidade individual e coletiva. A praia é de todos e as regras também!

bóia de salvamento com logotipo da fundação vodafone potuga

Continuar a disponibilizar informação útil e fiável sobre as zonas balneares, permitindo que as Pessoas, atempadamente e em qualquer lugar, possam preparar da melhor forma a ida à praia e selecionar a zona balnear que melhor se adequa às suas necessidades e expetativas.

A Segurança é a sua praia

O lançamento da campanha de comunicação “A Segurança é a sua praia” visa informar e sensibilizar a população em geral sobre as novas práticas que devem adotar na sua rotina de ida à praia, no contexto de pandemia de COVID-19.
Esta campanha reforça ainda a comunicação e promoção das boas práticas a adotar neste espaço, ao nível da segurança balnear e ambiental.

rapariga na praia a apanhar banhos de sol
  • Escolha preferencialmente uma praia com índice de ocupação baixo (bandeira verde), ou seja, praias com pouca gente.
  • Coloque a máscara no saco de praia;
  • Coloque uma solução desinfetante no saco de praia;

Fonte: Manual | Linhas orientadoras da Associação Portuguesa do Ambiente

Acesso à praia:

  • Interdito o estacionamento fora dos parques e zonas de estacionamento ordenado;
  • No paredão, passadeiras e marginal, mantenha o distanciamento físico de segurança de 1,5 metros, entre pessoas que não integram o mesmo grupo;
  • A circulação nas zonas de passagem implica o dever de utilização de calçado.

Utilização do Areal:

  • Chapéus de sol de grupos diferentes devem estar distanciados 3 metros;
  • As toalhas de praia de grupos diferentes devem estar distanciadas 1,5 metros;
  • Cumprir as regras de segurança e aplicar o protetor solar várias vezes ao dia;
  • As Pessoas dentro de água, de grupos diferentes, devem estar distanciadas 1,5 metros;
  • Interditas atividades desportivas com 2 ou mais pessoas, como jogar à bola, raquetes ou disco (exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares);
  • Fica interdita a disponibilização e a utilização de quaisquer equipamentos de uso coletivo, nomeadamente gaivotas, escorregas, chuveiros interiores de corpo ou de pés, e outras estruturas similares;
  • No acompanhamento de pessoas com mobilidade reduzida, deverá ser garantido o cumprimento dos procedimentos de higiene e segurança, nomeadamente a higienização das cadeiras anfíbias, após cada utilização, colocação de viseira pelo utente e acompanhante. As cadeiras anfíbias, após utilização, devem ser lavadas no mar, ou, no caso das águas interiores, lavadas e desinfetadas, antes de serem novamente utilizadas.
  • Em regra, cada pessoa ou grupo só pode alugar toldos ou barracas de manhã (até 13h30) ou tarde (a partir das 14h00);
  • Máximo de 5 utentes por toldo, colmo ou barraca;
  • Não deixar o lixo no areal, coloque no ecoponto. As máscaras devem ser colocadas no contentor dos indiferenciados.

Fonte: Manual | Linhas orientadoras da Associação Portuguesa do Ambiente

 Nos bares, restaurantes, esplanadas, zonas de merenda, postos de primeiros socorros e instalações sanitárias junto à praia é necessário a:

  • Utilização obrigatória de calçado;
  • Higienização das mãos frequentemente ao longo do dia e sempre que se justifique
  • Utilização de máscara/viseira no interior das instalações;
  • Não deixar o lixo no areal, coloque no ecoponto. As máscaras devem ser colocadas no contentor dos indiferenciados.

Fonte: Manual | Linhas orientadoras da Associação Portuguesa do Ambiente

Praia em Directo

A Praia em Directo é uma aplicação móvel gratuita que garante a disponibilização em tempo real de informação sobre a praia, nomeadamente informação qualitativa da densidade de ocupação do areal de modo a ajustarem-se os dispositivos de segurança e/ou reduzir eventuais riscos para os utilizadores das zonas balneares.
A App encontra-se disponível em 6 idiomas distintos: português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.

bóia de salvamento com logotipo da fundação vodafone potuga

Instale já a App Praia em Directo

Disponível para download em dispositivos Android ou iOS e em versão Web

Informações disponíveis na App

Explicação da App Praia em Directo

Informação sobre a Ocupação da Praia

A app Praia em Directo disponibiliza informação qualitativa gerada através de equipamentos instalados próximo das zonas balneares, sendo disponibilizado de forma agregada, numa escala de três níveis: ocupação baixa (bandeira verde), ocupação elevada (bandeira amarela) e ocupação plena (bandeira vermelho). Esta informação está disponível em 80 praias no território nacional no período entre as 8h00 às 20h00, todos os dias da semana.

ocupacao-baixa

Ocupação Baixa
Ocupação até um terço da capacidade da praia

ocupacao-elevada

Ocupação Elevada
Ocupação entre um terço e dois terços da capacidade da praia

ocupacao-plena

Ocupação Plena
Ocupação superior a dois terços da capacidade da praia

Informação sobre a Afluência ao Areal e Área Envolvente

afluencia

Outra das novas funcionalidades da App Praia em Directo disponibiliza, de forma estimada, informação qualitativa gerada através de dados anonimizados agregados de tráfego sobre a afluência ao areal e área envolvente à zona balnear, numa escala de três níveis: baixa, média e elevada. Esta informação apenas estará disponível entre as 8h00 e as 20h00 em todas as mais de 190 praias abrangidas na App.

Consulte o Press Release do Programa Praia Saudável e saiba como é obtida a informação utilizada para o indicador de Ocupação de Praia.

Outras informações