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SmartFarmer

Um mulher de costas a olhar para uma vinha

Potenciar a agricultura através da proximidade

De acordo com a Food and Agriculture Organization das Nações Unidas, um terço dos alimentos do mundo são desperdiçado. Em Portugal, em média, são desperdiçadas cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos anualmente.

Para responder a este problema, a Fundação Vodafone lançou a plataforma Smartfarmer que disponibiliza mecanismos de previsão de compras e permite que os produtores locais possam doar produtos cuja venda ao público não se tenha concretizado, mas que estejam aptos para consumo humano, contribuindo para a redução do desperdício.

A Plataforma

A plataforma Smartfarmer pretende contribuir para o desenvolvimento rural e o crescimento económico local, bem como potenciar os circuitos agroalimentares e mercados de proximidade.

A sua missão passa por apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares, de forma a alavancar as suas vendas, criando relações de proximidade e transparência entre estes e os consumidores.

SmartFarmer
Um homem a cortar plantas

Impacto

Os mercados locais de proximidade, assentes em modelos de comércio eletrónico, reduzem os elos da cadeia de distribuição, tendo ainda um importante papel de incentivo de práticas ambientalmente sustentáveis, contribuindo para uma menor pegada de carbono, através da redução dos consumos de energia ao nível do armazenamento, refrigeração e transporte dos produtos até ao consumidor.

Impacto nos ODS

A Fundação Vodafone apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas. O programa Smartfarmer contribuiu para o atingimento dos seguintes ODS:

Ícone rosa número 10 da Reduzir as Desigualdades
Ícone amarelo número 11 da Cidades e Comunidades Sustentáveis
Ícone amarelo mostarda número 12 da Produção e Consumo Sustentáveis
Ícone verde número 13 da Ação Climática
Ícone azul escuro número 17 das Parcerias para a Implementação dos Objetivos

Parceiros

Esta implementação decorre de uma parceria estratégica entre o CHLN e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e com o apoio da Fundação Vodafone em Portugal.

Logótipo do parceiro Oikos