Skip to content

Floresta + Verde

Uma avioneta patrocinada pela Vodafone a planar sobre campos verdes

Apoio na prevenção, deteção e combate a fogos florestais

Os incêndios são um dos flagelos que mais afetam Portugal durante os meses de Verão. Neste âmbito, a Fundação Vodafone em Portugal lançou em Leiria, no verão de 2004, um programa pioneiro de prevenção, deteção e combate a fogos florestais com recurso a tecnologias (Leiria+Verde). O sucesso desta iniciativa ditou o seu alargamento aos distritos de Santarém e de Castelo Branco.

4

aeronaves doadas

4

veículos de Sapadores Florestais doados 

4

veículos de bombeiros doados

1

veículo de Comando de Comunicações doado

188

horas de voos de vigilância

110 mil

Km percorridos em ações de vigilância

Objetivos do Programa

Este programa pretendia:

Ícone do número 1

Efetuar a vigilância aérea dos distritos de Leiria, Santarém e Castelo Branco, através do recurso a 4 Aeronaves do tipo ultraligeiro doadas pela Fundação Vodafone e equipadas com Sistemas de Comunicações em tempo real com as estações terrestres.

Ícone do número 2

Efetuar a vigilância terrestre, através do recurso a Viaturas de Sapadores Florestais, dotadas de Kit de primeira intervenção e de Sistemas de Comunicações em tempo real que permita a interligação com o Veículo de Comando e Comunicações e com os Comandos Distritais de Operações de Socorro /Centro de Prevenção e Deteção.

Ícone do número 3

Efetuar a primeira Intervenção nos três distritos, através do recurso a Viaturas Ligeiras de Combate a Incêndio, dotadas de Sistemas de Comunicações em tempo real que permita a interligação com o Veículo de Comando e Comunicações e com os Comandos Distritais de Operações de Socorro/Centro de Prevenção e Deteção.

Ícone do número 4

Efetuar a implementação de um Sistema de Comunicações, em viaturas já existentes nos distritos de Leiria, Santarém e Castelo Branco, que permite o controle da posição geográfica e a interligação entre todos os meios, através da troca de mensagens.

Equipamentos Doados

Através deste Programa, a Fundação Vodafone doou diversos equipamentos de prevenção e deteção de incêndios. No lote de equipamentos estavam incluídas quatro aeronaves, nove viaturas de combate a incêndios, uma aplicação de gestão de meios e equipamentos de geo-localização e comunicações móveis instalado nas aeronaves e em mais de 100 viaturas, entre os quais carros de bombeiros e veículos de Comando e Comunicações. Faziam ainda parte dos equipamentos os dispositivos de localização individuais, essenciais para a articulação dos vários meios e para a tomada de decisão em tempo real.

Equipamentos Doados

Impacto nos ODS

A Fundação Vodafone apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas. O programa Floresta + Verde permite contribuir para o atingimento dos seguintes ODS:

Ícone verde número 13 da Ação Climática
Ícone verde escuro número 15 do Proteger a Vida Terrestre
Ícone azul escuro número 17 das Parcerias para a Implementação dos Objetivos

Parceiros

O programa Floresta + Verde contou com um vasto leque de Parceiros, onde se incluem os Governos Civis das regiões abrangidas, o Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil e a Direcção-Geral de Recursos Florestais.

Logótipo de Emergência e Protecção Civil - Autoridade Nacional   obrigada