Skip to content

Responsabilidade Social

A Vodafone na Sociedade

Adesão à oferta
jobseekers.connected

Uma rapariga a sorrir sobre um fundo azul e do logo Vodafone

Sustentabilidade na Vodafone

O Desenvolvimento Sustentável e a Responsabilidade Social são parte integrante da estratégia da Vodafone Portugal e um pilar de referência do posicionamento da Empresa no mercado. Queremos que este empenho seja visível para todos, até porque faz parte do dia-a-dia dos Colaboradores e da relação com Clientes e Fornecedores.

Por isto os princípios de Sustentabilidade estão inscritos nos princípios de atuação que traçam a sua cultura e forma de trabalhar, integrando de forma indelével a cultura e essência da Empresa e dos Colaboradores e refletindo-se em todos os níveis da organização e nas práticas de Governance e Ética Empresarial.

Uma planta a crescer na terra a ser regada por uma mão com gotas de água.
Representação do ciclo da criação de valor

A posição de liderança da Vodafone Portugal no mercado de telecomunicações é suportada numa estratégia de diferenciação e qualidade na qual a Sustentabilidade do Negócio tem um papel fundamental.

O modelo de Governo do Grupo Vodafone, que se aplica de forma direta à Vodafone Portugal, está espelhado no ‘Group Governance and Policy Manual’.

Uma sala de reunião com três pessoas, duas delas estão sentadas e um está em pé

Impactos da Atividade

Em todas as decisões da Empresa, a Sustentabilidade do Negócio assume um papel fundamental no compromisso de desenvolver o negócio de forma responsável, ética e honesta, mantendo sempre em vista a redução dos impactos ambientais em toda a cadeia de valor, contribuindo para o desenvolvimento de uma Sociedade mais sustentável em conjunto com os seus Parceiros.

Ciente da importância do seu papel na Sociedade, a Vodafone Portugal contribui diretamente para o desenvolvimento da economia nacional, pagando impostos e licenças, criando emprego e dinamizando um ecossistema de Empresas fornecedoras de pequena e média dimensão em várias áreas de atividade. Simultaneamente, a Empresa empenha-se na contribuição para o bem-estar da Sociedade através do serviço que presta e que permite aproximar as pessoas, combater a info-exclusão, aumentar a segurança e otimizar os serviços de saúde, através da sua atividade de negócio e dos projetos geridos pela Fundação Vodafone Portugal.

A Vodafone Portugal adota as melhores práticas na gestão da sua infraestrutura, minimizando o seu impacto e estendendo as suas avaliações ao controlo das emissões de campos eletromagnéticos.

Antena de telecomunicações Vodafone
Grupo de jovens deitado na relva a tirar uma selfie

A missão da Vodafone Portugal como Empresa socialmente responsável estende-se a vários projetos de inclusão que visam a participação de todos na Sociedade da Informação.

A reciclagem de equipamentos e a redução do consumo de energia são apenas alguns dos projetos onde a Vodafone Portugal assume uma atitude proactiva na proteção do ambiente.

Uma planta em crescimento na terra

Stakeholders

A Vodafone Portugal mantém uma rede de contactos extensa e complexa, abrangendo todo um ecossistema de Colaboradores, Clientes e Parceiros, com quem se orgulha de manter um canal de comunicação aberto, usado para promover a troca de ideias e sugestões que contribuem para a melhoria dos serviços prestados e o seu posicionamento como entidade económica com responsabilidades sociais.

O envolvimento dos Stakeholders é privilegiado em todas as decisões estratégicas e existem vários canais de comunicação abertos para que seja possível alinhar as prioridades da Vodafone Portugal com os inputs e experiências de Colaboradores, Clientes, Fornecedores, Reguladores do mercado e a Comunidade.

Homem em pé a olhar para os arranha céus pela janela

A Vodafone Portugal leva muito a sério a aposta nos Colaboradores, através da formação mas também investindo na saúde e segurança no trabalho, com políticas e práticas reconhecidas pelo mercado.

A confiança dos Clientes na Vodafone Portugal é o principal factor de sucesso da empresa, que não poupa esforços para agradar e surpreender os consumidores que se mantêm ligados à sua marca.

A Vodafone Portugal tem estendido as suas experiências na área de Sustentabilidade também aos seus Parceiros, com os quais desenvolve programas destinados a incentivar os Fornecedores a implementar práticas responsáveis.

Reguladores

Os reguladores do mercado das Comunicações e da Concorrência estão entre os interlocutores privilegiados da Vodafone Portugal, sendo mantidas reuniões periódicas para tratar diversos temas de interesse relacionados com a regulação do sector e a melhor defesa dos interesses dos Clientes e Acionistas. No âmbito do seu posicionamento no mercado como Empresa responsável, a Vodafone Portugal valoriza todas as iniciativas que podem trazer maior transparência e equidade ao mercado em que atua, e por isso está sempre disponível para se envolver nas iniciativas que tenham este objetivo.


A Vodafone Portugal privilegia relações próximas com as comunidades locais, especialmente com instituições sem fins lucrativos que mantêm ligações de proximidade com as comunidades mais desfavorecidas.

Proposta de Valor para a Igualdade

A Vodafone liga as pessoas, com o propósito de melhorar as suas vidas. No período de transformação que estamos a viver, acreditamos que os nossos serviços são ainda mais relevantes para que cada pessoa, família, empresa e instituição continue a ter um papel ativo na sociedade. 

É neste contexto que temos vindo a desenvolver várias iniciativas que contribuam para uma sociedade mais inclusiva, onde a tecnologia é um facilitador para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades, independentemente da condição que estão a viver.

Uma rapariga a sorrir sobre um fundo beje e do logo Vodafone, com a frase “Pode um smartphone ajudar-te a chegar mais longe?”

Jobseekers.connected

É neste enquadramento, e tendo em consideração a situação desafiante que a Sociedade enfrenta, que a Vodafone
Portugal lança a iniciativa Jobseekers.connected, com o objetivo de disponibilizar ferramentas aos jovens que os
ajudem a sair da condição de desemprego em que se encontram.

Um homem de etnia caucasiana de braços cruzados e a sorrir Imagem 2

Facilitar o acesso a plataformas de Conhecimento,
permitindo que os jovens possam desenvolver as suas competências;

Um homem de etnia negra de braços cruzados e a sorrir

Disponibilizar acesso a ferramentas que ajudam na procura de ofertas de emprego
que se adequem às suas competências e interesses;

Uma mulher de etnia muçulmana a sorrir

Oferta de Conectividade
para permitir que se mantenham ligados ao que consideram ser importante.

Oferta de Conectividade

A Vodafone acredita que a Conectividade contribui para que
todos tenham acesso às mesmas oportunidades.

Integrada na iniciativa Jobseekers.connected, a Vodafone lança a oferta especial para clientes Vodafone Particulares de voz móvel, com idade inferior a 30 anos, com as seguintes condições:

  • 10 GB de dados móveis por mês
  • Período: 6 meses
  • Sem período de fidelização associado
  • Encontrar-se em situação de desemprego

Para aderir a esta oferta, limitada a uma subscrição, deve preencher o formulário e anexar a declaração comprovativa da sua situação emitida pelo IEFP através do seu website, clicando aqui.

Uma rapariga a sorrir sobre um fundo azul com as palavras “10 GIGAS"

Acesso a Plataformas de Conhecimento e
Procura de Emprego Online

Uma rapariga a sorrir sobre um fundo laranja com a palavra “Aprender”

Um dos aliados no combate ao desemprego é o desenvolvimento do conhecimento e das competências técnicas, comportamentais e sociais de cada um, bem como a disponibilização do acesso a ferramentas que auxiliam na procura de ofertas de emprego.

Através desta iniciativa, a Vodafone aconselha os jovens a explorar o programa Garantia Jovem e os conteúdos  disponibilizados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional , bem como a acederem à plataforma Udemy.

Logótipo da Udemy

Através da parceria estabelecida pela Vodafone com a Udemy, os jovens em situação de desemprego podem ter acesso gratuito a mais de 150 cursos online, sobre vários tópicos e temas, a partir de qualquer lugar ou momento.

Logotipo Future jobs finder

A Vodafone desenvolveu a plataforma Future Jobs Finder, que permite aos jovens ter um maior entendimento sobre as suas competências, auxiliando-os na procura de ofertas de emprego adequadas ao seu perfil, através do preenchimento de um questionário.

Pessoas com Necessidades Especiais

Diretamente ou através da Fundação Vodafone Portugal, a Vodafone Portugal tem apoiado diversos projetos de inclusão, mas também iniciativas de desenvolvimento que procuram adaptar as soluções e equipamentos, assim como oferecer benefícios nos tarifários a utilizadores com necessidades especiais.

Todos os produtos são testados intensivamente por especialistas, eles próprios pessoas com necessidades especiais, que fazem sugestões de melhoria e apoiam as ações de formação dos Colaboradores do Serviço de Apoio ao Cliente.

Tarifários

Os Clientes com necessidades especiais têm acesso a tarifários com condições mais vantajosas.

Serviço ao Cliente

Na Vodafone Portugal a satisfação dos Clientes é a nossa prioridade e todas as questões têm resposta no Serviço ao Cliente.

Software

Para facilitar a utilização e o acesso a conteúdos a Vodafone Portugal adapta os serviços a utilizadores com necessidades especiais.

Relatórios de Responsabilidade Social

Para esclarecimentos adicionais, clique em “Contactos Institucionais” e selecione a opção “Responsabilidade Social”