Skip to content

Desempenho Ambiental

Gestão de Resíduos

Também no consumo de água a Vodafone Portugal tem conseguido estabelecer medidas que permitem uma redução do consumo nas várias instalações

Reciclagem de Equipamentos

Entre Abril de 2005 e Março de 2016, a rede de recolha de equipamentos em fim de vida da Vodafone Portugal permitiu encaminhar para reciclagem e reutilização cerca de 278 toneladas de telefones, baterias e acessórios.

Total de Água Consumida

Embora o volume do consumo de água nas instalações da Vodafone Portugal não seja materialmente relevante, este tem sido alvo de medidas de racionalização. Durante o período que decorreu entre 1 de Abril de 2015 e 31 de Março de 2016, foram consumidos nas instalações da Vodafone Portugal cerca de 29.802 metros cúbicos de água da rede de abastecimento municipal. Na comparação com o ano fiscal de 2014, ocorreu um aumento de cerca de 2,3%.

Racionalização do Consumo de Energia

Integrado nos compromissos ambientais da Vodafone Portugal está o objectivo de reduzir de forma gradual a factura energética, prioritariamente na rede de comunicações, mas também nos escritóriose nas lojas. De salientar que a certificação energética, de nível B, foi obtida no edifício Sede, localizado em Lisboa, e no edifício da Boavista, localizado no Porto, o que demonstra o bom nível de desempenho energético dos referidos edifícios.

Substituição dos Gases Fluorados com Efeito de Estufa

A preocupação com a preservação da camada de ozono e o estrito cumprimento da legislação em vigor impeliram a Vodafone Portugal a implementar um programa de substituição gradual dos equipamentos de refrigeração que contenham HCFCs (clorodifluorometano) por sistemas ecologicamente mais equilibrados.

Como se pode verificar no gráfico abaixo, a substituição tem sido gradual.

Emissões de CO2

A Vodafone Portugal definiu metas ambiciosas para a redução das emissões de CO2 decorrentes da sua actividade e tem vindo a cumprir com rigor os objectivos através de várias medidas de racionalização.