Skip to content

A nossa Cadeia de Valor Responsável

Agir com responsabilidade e integridade é fundamental para garantir o sucesso da nossa Empresa​

O negócio da Vodafone depende de cadeias de fornecimento internacionais que abrangem vários níveis. A Empresa trabalha com os seus Fornecedores, Parceiros e pares no sentido de promover um comportamento responsável e elevados padrões éticos em toda a cadeia de fornecimento.

A Vodafone tem uma vasta rede de Fornecedores diretos. Nestas relações comerciais, a Empresa procura as melhores soluções em termos de inovação e da relação qualidade/preço, mas valoriza igualmente os aspetos da sustentabilidade.​

Grupo de quatro colegas concentrados a olhar para os computadores.

Os nossos Fornecedores

Para se tornar Fornecedor da Vodafone, uma Empresa deve ter um claro entendimento dos requisitos definidos no Código de Ética das Compras, bem como confirmar formalmente a sua aceitação e cumprimento dos mesmos.

São desenvolvidas todas as diligências necessárias para se verificar e confirmar que os Fornecedores efetivamente cumprem com os requisitos definidos no Código de Ética das Compras da Vodafone.​

Grupo de três colegas sentados à mesa do escritório, onde a rapariga do meio está a experimentar óculos de realidade virtual e os restantes tomam notas nos portáteis

Modelo de Gestão de Fornecedores

A Vodafone apresenta um conjunto de práticas em curso para mitigação dos impactos ambientais e sociais gerados nas várias atividades desenvolvidas, quer a montante quer a jusante da operação da Vodafone Portugal.

No decurso do fornecimento dos bens ou serviços, existe uma relação de parceria e um acompanhamento próximo entre as equipas do Fornecedor e da Vodafone Portugal, com o objetivo de se avaliar continuamente o desempenho do Fornecedor nas várias áreas abrangidas pelo Código de Ética das Compras.​

Adicionalmente são realizadas auditorias ambientais aos Fornecedores, de modo a avaliar mais de perto os princípios, políticas e práticas que estes aplicam no âmbito dos serviços que prestam à Vodafone Portugal, com o objetivo de se identificarem oportunidades de melhoria.

Grupo de três colegas a sorrir enquanto olham para o mesmo portátil

Procurement com Propósito​

Em outubro de 2020, a Vodafone passou a integrar, no processo de pedido de cotação para fornecimento de produtos e serviços, critérios com um peso total de 20%, que permitem avaliar o compromisso e desempenho dos fornecedores nas áreas de Diversidade e Inclusão (5%), Ambiente (5%) e Saúde e Segurança (10%). Desta forma, promovemos um contributo mais sustentado para o atingimento do Propósito da Vodafone ao longo de toda a sua cadeia de valor.​

Neste alinhamento, também a Avaliação Anual de Desempenho e Compromisso dos Fornecedores da Vodafone passou a integrar as áreas acima referidas, de modo a estar alinhada com o Propósito da Vodafone e assim promover-se, colaborativamente, um contributo efetivo ao longo de toda a cadeia de fornecimento, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, ao mesmo tempo que se reduz o impacto ambiental.​