Skip to content

A inclusão de todos e a garantia de acesso a serviços tem sido uma das preocupações permanentes da Vodafone Portugal, que desenvolveu produtos específicos para Clientes com necessidades especiais e promoveu também a sensibilização e formação dos seus Colaboradores nesta área. A Empresa foi pioneira em Portugal nesta iniciativa, envolvendo neste trabalho diversas entidades que estão mais próximas destes grupos de utilizadores.

A criação de tarifários adaptados para pessoas com necessidades especiais é um dos exemplos das acções realizadas nesta área. Os descontos podem ir até 50% nos tarifários de Voz, Banda Larga Móvel, ADSL, Fibra e TV, desde que os Clientes apresentem comprovativo de incapacidade igual ou superior a 60%.

Inicialmente desenhados para a componente de voz, estes benefícios foram alargados em 2010 ao acesso de dados móveis, permitindo a livre consulta da Internet e utilização de serviços online a partir do telemóvel.

A intervenção da Vodafone Portugal para melhorar o aceso de utilizadores com necessidades especiais estende-se aos terminais móveis, através do Vodafone SAY, um serviço que permite transformar em voz todo o texto exibido no ecrã de telemóveis. Através dele os Clientes Cegos ou com baixa visão podem usufruir de todas as funcionalidades do equipamento, como a leitura e navegação em páginas de Internet, leitura de livros em formato digital (ebooks), leitura de documentos de textos, leitura e envio de mensagens de correio electrónico e SMS.

Seguindo a mesma estratégia, a Vodafone Portugal lançou também uma solução do serviço MB Phone que quando combinada com o Vodafone SAY, permite usar o telefone móvel para realizar uma série de funções disponíveis nas caixas Multibanco, garantindo a privacidade e autonomia do Cidadão com deficiência visual.

O Vodafone Say e o MB Phone são aplicações gratuitas para os Clientes da Vodafone Portugal e fáceis de instalar em telemóveis compatíveis.

A Vodafone Portugal instala sem custos para o Cliente a aplicação Vodafone Say, compatível com diversos modelos de terminais. Para a instalação do MB Phone nos terminais os clientes devem seguir uma das seguintes formas:

  • Enviar um SMS com o texto MBP para o número 12980 e seguir o link devolvido
  • Ligar para o número 12980, seleccionar a opção 2 e seguir o link devolvido. Em seguida o serviço deverá ser activado numa caixa Multibanco, através da selecção 'Outras Operações > MB Phone'

Para a obtenção de mais esclarecimentos sobre os passos e informações necessárias à activação e utilização do Serviço MB Phone, deve ser contactado o Serviço de Apoio a Clientes da Vodafone Portugal (16912) ou a linha MB Phone (12980), disponível a partir da rede Vodafone.

A formação dos utilizadores é outro dos elementos fundamentais para garantir a sua integração plena na Sociedade da Informação. No âmbito das suas actividades de Responsabilidade Social a Vodafone Portugal realiza, desde Fevereiro de 2010, nas suas instalações, um curso específico para cidadãos seniores, onde conta com o apoio de formadores da Associação Promotora do Ensino dos Cegos (APEC).

A formação permite a estes utilizadores aprenderem a trabalhar com um computador, editar documentos, consultar páginas Web, utilizar o correio electrónico e até o Messenger para uma comunicação mais rápida com a nova geração, sobretudo os netos.

A experiência tem comprovado que a utilização das Novas Tecnologias e da Internet contribui para o acesso à informação e possibilita a aprendizagem ao longo da vida, sendo também um factor de inclusão social e contribuindo para a redução do afastamento do contacto pessoal em que muitos idosos vivem.

Para garantir um apoio mais especializado aos cidadãos com necessidades especiais, os Colaboradores do Serviço de Apoio a Clientes tiveram também acesso a um programa específico de formação comportamental. Nesta iniciativa os formadores, membros da Associação Promotora do Ensino de Cegos, eles próprios deficientes visuais, realizaram demonstrações sobre a utilização dos serviços da Vodafone Portugal incluídos na Oferta Vodafone Say, ao mesmo tempo que informam os assistentes sobre o melhor modo de atender um Cliente com Necessidades Especiais.