Skip to content

Vodafone Say

Para as pessoas com necessidades especiais, especialmente com deficiência visual, a simples realização de uma chamada telefónica pode tornar-se um problema, já que os telemóveis não estão adaptados à sua utilização. Esta é uma barreira que a Vodafone Portugal tem apostado em ultrapassar, permitindo que os utilizadores com necessidades especiais possam usufruir das tecnologias e das capacidades de interação social e de acesso a informação que estas representam.

O Projecto Vodafone Say foi desenvolvido com este objetivo, integrando um software de adaptação de telefones móveis, que é instalado gratuitamente nos terminais e transforma em voz o texto exibido no ecrã. A iniciativa inclui ainda tarifários com condições vantajosas para os Clientes da Vodafone Portugal portadores de atestado multiusos com incapacidade comprovada definitiva igual ou superior a 60%.

De forma complementar foi também promovida a formação comportamental para os membros do Serviço de Apoio Tecnológico e do Serviço de Apoio a Clientes, que incluiu ações de formação conduzidas por membros da APEC (Associação Promotora do Ensino de Cegos).

Benefícios:

Através do projeto Vodafone Say a Vodafone Portugal conseguiu melhorar as condições de info-inclusão para um universo de utilizadores que ultrapassa as 630 mil pessoas em Portugal, mais de 160 mil das quais são deficientes visuais. Entre as conquistas realizadas contam-se:

  • O Apoio à integração social
  • Melhoria e sensibilização do Serviço ao Cliente
  • Adesão aos tarifários especiais e ativação do software