A nossa Cadeia de Valor Responsável
![A nossa Cadeia de Valor Responsável](/content/dam/digital-institutional/a-vodafone/institucional-cadeia-de-valor-hb2-d-1920x350-bannerTopo-final.jpg/jcr:content/renditions/cq5dam.web.1920.1000.jpeg)
Agir com responsabilidade e integridade é fundamental para garantir o sucesso da nossa Empresa
O negócio da Vodafone depende de cadeias de fornecimento internacionais que abrangem vários níveis. A Empresa trabalha com os seus Fornecedores, Parceiros e pares no sentido de promover um comportamento responsável e elevados padrões éticos em toda a cadeia de fornecimento.
A Vodafone tem uma vasta rede de Fornecedores diretos. Nestas relações comerciais, a Empresa procura as melhores soluções em termos de inovação e da relação qualidade/preço, mas valoriza igualmente os aspetos da sustentabilidade.
![Os nossos Fornecedores Grupo de quatro colegas concentrados a olhar para os computadores.](/content/dam/digital-institutional/a-vodafone/institucional-cadeia-de-valor-580x290-sec%C3%A7%C3%A3o_1.jpg/jcr:content/renditions/cq5dam.web.1920.1000.jpeg)
Os nossos Fornecedores
Para se tornar Fornecedor da Vodafone, uma Empresa deve ter um claro entendimento dos requisitos definidos no Código de Ética das Compras, bem como confirmar formalmente a sua aceitação e cumprimento dos mesmos.
São desenvolvidas todas as diligências necessárias para se verificar e confirmar que os Fornecedores efetivamente cumprem com os requisitos definidos no Código de Ética das Compras da Vodafone.
![Modelo de Gestão de Fornecedores Grupo de três colegas sentados à mesa do escritório, onde a rapariga do meio está a experimentar óculos de realidade virtual e os restantes tomam notas nos portáteis](/content/dam/digital-sites/a-vodafone/a-vodafone-580x430-imagem-fornecedores.jpg/jcr:content/renditions/cq5dam.web.1920.1000.jpeg)
Modelo de Gestão de Fornecedores
A Vodafone apresenta um conjunto de práticas em curso para mitigação dos impactos ambientais e sociais gerados nas várias atividades desenvolvidas, quer a montante quer a jusante da operação da Vodafone Portugal.
No decurso do fornecimento dos bens ou serviços, existe uma relação de parceria e um acompanhamento próximo entre as equipas do Fornecedor e da Vodafone Portugal, com o objetivo de se avaliar continuamente o desempenho do Fornecedor nas várias áreas abrangidas pelo Código de Ética das Compras.
Adicionalmente são realizadas auditorias ambientais aos Fornecedores, de modo a avaliar mais de perto os princípios, políticas e práticas que estes aplicam no âmbito dos serviços que prestam à Vodafone Portugal, com o objetivo de se identificarem oportunidades de melhoria.
![Procurement com Propósito Grupo de três colegas a sorrir enquanto olham para o mesmo portátil](/content/dam/digital-sites/a-vodafone/a-vodafone-imagem-pessoas-computador-580x430.jpg/jcr:content/renditions/cq5dam.web.1920.1000.jpeg)
Procurement com Propósito
Em outubro de 2020, a Vodafone passou a integrar, no processo de pedido de cotação para fornecimento de produtos e serviços, critérios com um peso total de 20%, que permitem avaliar o compromisso e desempenho dos fornecedores nas áreas de Diversidade e Inclusão (5%), Ambiente (5%) e Saúde e Segurança (10%). Desta forma, promovemos um contributo mais sustentado para o atingimento do Propósito da Vodafone ao longo de toda a sua cadeia de valor.
Neste alinhamento, também a Avaliação Anual de Desempenho e Compromisso dos Fornecedores da Vodafone passou a integrar as áreas acima referidas, de modo a estar alinhada com o Propósito da Vodafone e assim promover-se, colaborativamente, um contributo efetivo ao longo de toda a cadeia de fornecimento, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, ao mesmo tempo que se reduz o impacto ambiental.