Skip to content

Tentativas de fraude/burla já identificadas

Para sua segurança, consulte os alertas de tentativas de fraude detetadas em nome da Vodafone

Se não encontra a fraude da qual foi alvo, denuncie aqui.

Tentativa de spoofing

11 setembro 2024

A Vodafone alerta que foram identificados casos de chamadas fraudulentas, através da prática de spoofing, em que o remetente se faz passar por outra pessoa ou empresa legítima, com intenção de roubar dados, invadir sistemas e espalhar malwares, utilizando uma máscara de um serviço aleatório.

Ao atender a chamada, a pessoa ouve uma gravação em inglês, por exemplo, referente à segurança internacional.

Caso não atenda a chamada e devolva mais tarde, ao ligar para o número em questão, é atendido pelo legitimo proprietário do serviço, que não tem conhecimento nem registo no seu telefone da realização da chamada através do seu número.

Recomendamos que esteja atento ao receber chamadas de números que não reconhece e relembramos que não deve fornecer os seus dados pessoais sem confirmar a origem da chamada.

 

Falsa mensagem em nome da Vodafone

16 agosto 2024

A Vodafone informa que foram detetados alguns casos de SMS fraudulentas em nome da Vodafone ou com referências ao seu nome e cujo conteúdo pretende ludibriar o destinatário

teste

Trata-se de uma mensagem fraudulenta alheia à Vodafone e não enviada pela Vodafone , onde é solicitado que aceda a um link. Ao clicar neste link, é redirecionado para uma página de cariz fraudulento.

 

Recomendamos que não aceda ou clique em nenhum dos links ou faculte os seus dados pessoais.

Falsa mensagem em nome da Vodafone

24 janeiro 2024

A Vodafone confirma que alguns dos nossos clientes estão a receber uma falsa mensagem, enviada em nome da Vodafone, com o seguinte conteúdo:

teste

"Caro (a) cliente, atualize os seus dados pessoais em 24h para evitar o cancelamento do seu plano".


Trata-se de uma mensagem fraudulenta enviada de um remetente alheio à Vodafone, onde é solicitado que aceda a um link. Ao clicar neste link, é redirecionado para uma página de cariz fraudulento.

 Recomendamos que não aceda ou clique em nenhum dos links ou faculte os seus dados pessoais.

Falso email em nome da Vodafone

Dezembro 2023

Informamos que alguns dos nossos Clientes estão a receber um falso email em nome da Vodafone relativo ao pagamento de fatura, com as seguintes indicações:​​​​​

teste

Remetente atendimento@vodafone.pt​​​​​
Assunto: Alerta de Pagamento Pendente - Acão Imediata Requerida​​​​​

Trata-se de um falso email, enviado de um endereço alheio à Vodafone, onde é convidado a consultar a sua fatura através de 2 formatos disponíveis. Ao clicar em qualquer um dos links, é redirecionado para uma falsa página do MyVodafone.​​​​​

Recomendamos que não abra ou não reencaminhe qualquer hiperligação ou link que conste no falso email.​​​​​

Tentativa de burla em nome da Vodafone

24 novembro de 2023

A Vodafone confirma que alguns clientes estão a receber notificações fraudulentas via email, referindo que têm uma fatura de valor elevado em atraso. Estas notificações têm como remetente um endereço que não pertence à Vodafone e incluem uma ligação que redireciona para um esquema de fraude. Aconselhamos os nossos clientes que recebem esta mensagem a eliminá-la sem aceder a nenhuma ligação e sem efetuar qualquer transferência ou pagamento.

Caso tenha alguma dúvida sobre se tem algum valor em atraso na Vodafone, aceda ao nosso chat gratuitamente e escreva ’valores em atraso’ em https://tobi.vodafone.pt/.

SMS Flubot

29 julho de 2021

A Vodafone alerta para a existência de uma atividade fraudulenta que está a abranger os clientes dos operadores móveis em Portugal e em diversos outros países. Assim, para sua segurança, caso receba um SMS, anunciando a disponibilidade de uma mensagem de voz, tal com ilustrado nos exemplos em baixo, não abra qualquer URL/endereço de internet que conste no conteúdo do SMS, uma vez que se trata de uma mensagem e uma página de cariz fraudulento.

Exemplo de SMS fraudulento:

teste

Alerte os seus familiares e amigos para este risco independentemente da rede móvel a que estão ligados.

Tendo como particular preocupação minimizar os impactos desta ação fraudulenta junto do público em geral e dos seus Clientes em particular, a Vodafone disponibiliza aqui um conjunto de informações para o ajudar a proteger-se deste tipo de fraude.