Skip to content

Press Releases

Telecel demonstra GPRS

A Telecel demonstrou hoje à Comunicação Social a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service), que tem vindo a testar desde o início do ano, e que irá revolucionar a utilização dos Serviços de Dados e o acesso à Internet através da rede móvel GSM.

Em demonstração estiveram algumas aplicações que podem a breve prazo vir a ser implementadas utilizando a tecnologia GPRS, designadamente navegação na Internet, acesso a serviços WAP, envio e recepção de e-mail e comunicação on-line entre comunidades de interesses (chatting).

Para a demonstração, a Telecel criou um circuito de comunicação por GPRS entre as suas instalações técnicas de Lisboa (Alfragide) e do Porto (Boavista). Foram utilizados protótipos de telefones celulares com esta tecnologia que estabeleceram uma ligação permanente via raios infravermelhos com computadores portáteis, o que demonstra as evidentes vantagens da transmissão de dados por GPRS quando em situações de mobilidade.

Entre outras aplicações, destaca-se a utilização conjunta do GPRS e do WAP (Wireless Application Protocol), que permitirá um acesso rápido e em mobilidade a conteúdos disponíveis na Internet, à realização de transacções de comércio electrónico bem como a outros serviços de valor para o Cliente. Em Novembro de 1999, a Telecel foi pioneira no lançamento de serviços WAP em Portugal.

António Coimbra, Vice-Presidente de Relação com os Clientes da Telecel afirmou que “a aplicação da tecnologia GPRS trará claras vantagens para os Clientes, já que lhes permite acessos mais rápidos e a menores custos, com a possibilidade de estarem sempre on-line e serem apenas tarifados pelo volume de informação transmitida.
A Telecel ocupa uma posição privilegiada para, mais uma vez, desenvolver projectos tecnológicos determinantes para o desenvolvimento da sociedade da informação no nosso país, dado que é, em simultâneo, um operador de serviços de telecomunicações móveis e fixas e um fornecedor de serviços Internet, dotado nas vertentes de acesso e conteúdos. Com o lançamento do GPRS, a Telecel vai continuar a liderar a revolução de dados móveis e do acesso à informação disponibilizada na Internet a partir do telefone celular.”

O GPRS é um sistema de transmissão de dados por pacotes de informação, que permite aos utilizadores estarem permanentemente on-line e potencia a velocidade das comunicações de dados para valores superiores aos actualmente registados na rede GSM, que se situam nos 9.600 bps. A tecnologia GPRS permitirá superar, no futuro, os 100.000 bps de velocidade de transmissão.