Telecel no Dia Internacional da Juventude

A Telecel associa-se às iniciativas da Secretaria de Estado da Juventude, por ocasião das primeiras comemorações do Dia Internacional da Juventude, a 12 de Agosto, com a difusão em larga escala de uma mensagem alusiva ao evento. Essa mensagem, da autoria da Secretaria de Estado da Juventude, será enviada pelo Serviço de Mensagens Escritas (SMS) da Telecel aos Clientes com maior índice de utilização deste serviço.

Por seu lado, o portal “netc” criará uma página especial, com acesso a informações variadas sobre o Dia Internacional da Juventude, agenda dos eventos comemorativos e passatempos relacionados com o tema.

O Dia Internacional da Juventude é comemorado este ano pela primeira vez. A decisão de proclamar o dia 12 de Agosto como Dia Internacional da Juventude foi tomada em Lisboa, a 12 de Agosto de 1998, por ocasião da 1ª Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude.

Foi a primeira vez que Portugal, por iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude, acolheu uma Conferência Mundial em cooperação com as Nações Unidas, tendo reunido em Lisboa mais de 160 Estados Membros e Observadores da ONU, Agências Especializadas, Organizações Intergovernamentais e Não Governamentais, num total de 2500 participantes acreditados.

No último dia da Conferência, a 12 de Agosto, foi adoptada a Declaração de Lisboa sobre Políticas e Programas de Juventude, comprometendo-se os Governos signatários a promover e implementar, entre outras, medidas promotoras do direito dos jovens à participação, ao desenvolvimento, à paz, à educação, ao emprego e à saúde. Foi também aprovada uma resolução recomendando a criação do Dia Internacional da Juventude, como forma de consciencializar para os problemas e aspirações dos jovens em todo o mundo, num quadro de paz, solidariedade e participação. Esta recomendação foi ratificada em Dezembro de 1999, pela 54ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.