Quarta-Feira, 5 de Dezembro de 2001

Vodafone

Primeiro operador a disponibilizar serviços GPRS em roaming

Desde 1 de Dezembro que os Clientes da Vodafone em Portugal podem aceder aos serviços GPRS em roaming quando se deslocarem a Espanha ou ao Reino Unido, devendo para tal utilizar as redes da Airtel (Vodafone em Espanha) e da Vodafone UK.

A Vodafone é, assim, o primeiro operador em Portugal e um dos primeiros em todo o mundo a disponibilizar aos seus Clientes o acesso em roaming aos serviços GPRS. A partir de agora, a cobertura internacional do serviço GPRS será alargada, de modo contínuo e progressivo, ficando disponível a todos os Clientes que possuírem telefones equipados com essa tecnologia.

Os Clientes Vodafone poderão ter acesso, em Espanha e no Reino Unido, aos mesmos serviços GPRS disponíveis em Portugal, tais como WAP sobre GPRS (Wap On-line), acesso à Internet através de computador pessoal ou PDA, envio e recepção de e-mail e acesso remoto às várias aplicações empresariais.

O acesso, via GPRS, à Internet/Intranet, a bases de dados, a aplicações e ao e-mail, em roaming, permite que o Cliente, de um modo rápido e em mobilidade, possa consultar e actualizar todos os conteúdos normalmente disponíveis quando em Portugal, onde quer que ele se encontre.

Refira-se que o acesso aos serviços GPRS em roaming é realizado no mesmo ambiente das comunicações nacionais (não sendo necessário realizar qualquer alteração no perfil de utilização corrente dos serviços GPRS). Ou seja: a comunicação ao serviço WAP, Web e/ou acesso remoto a empresas (acesso empresarial) será realizada em roaming de modo em tudo idêntico ao das comunicações nacionais.

A forma de taxação dos serviços será realizada unicamente por volume de informação transferida (tanto enviada como recebida). Por enquanto, este serviço só é disponibilizado aos Clientes de planos tarifários regulares.

A tecnologia GPRS, lançada pela Vodafone, pela primeira vez em Portugal, em Setembro de 2000, permite a transmissão de dados por pacotes, segundo os protocolos de comunicação IP utilizados no mundo Internet. Deste modo, o Cliente pode estar sempre on-line, sem precisar de manter em curso uma chamada telefónica, podendo pagar apenas pela informação recebida e enviada.

A Vodafone pretende, com a disponibilização do serviço roaming GPRS em Espanha, no Reino Unido e, dentro em breve, noutros países, continuar a liderar a revolução de dados móveis e do acesso do Cliente à informação, onde quer que ele se encontre, a partir do telefone celular.