Vodafone celebra acordo com o Instituto de Telecomunicações

Lisboa, 16 de Janeiro de 2003 – A Vodafone e o Instituto de Telecomunicações (IT) celebraram hoje um acordo que irá contribuir para o esclarecimento do público sobre as questões em redor das radiações electromagnéticas.

Esta iniciativa, pioneira a nível nacional, é designada por ITEM (Informação Técnica sobre a exposição à radiação ElectroMagnética em comunicações móveis) e responde à necessidade de promover o esclarecimento do público em geral sobre a utilização do espectro electromagnético e o controlo do nível de radiações.

O Instituto de Telecomunicações, cuja missão se centra na criação e difusão do conhecimento relativo às telecomunicações, realizará as seguintes actividades, de uma forma independente, no âmbito do projecto ITEM agora apresentado e que decorre nos próximos três anos: realização de medições em cerca de quatro centenas de localizações junto das antenas instaladas pela Vodafone em Portugal; estabelecimento de uma rede de medição remota numa cidade de média dimensão; disponibilização de site na web para divulgação de toda a informação compilada no âmbito deste projecto, relatórios das medições efectuadas e acesso permanente aos resultados das medições da rede remota; elaboração de estudos relativos à utilização e métodos de controlo de emissão de radiações electromagnéticas.

A Vodafone e o IT, com toda a sua credibilidade e independência associada, pretendem disponibilizar ao público a oportunidade de aceder a informação de qualidade, com carácter científico, independente e imparcial, sobre a questão das radiações electromagnéticas.