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Press Releases

Sexta-Feira, 7 de Fevereiro de2003

Patrocínio da Vodafone à Ferrari

Gera reconhecimento de marca excepcional

Lisboa, 7 de Fevereiro de 2003 – Por ocasião da apresentação à imprensa do novo Ferrari Fórmula Um, o Grupo Vodafone divulgou também um estudo sobre o seu primeiro ano de patrocínio à conhecida Escuderia italiana. Segundo esse estudo, os resultados do patrocínio ultrapassaram todas as previsões e a Vodafone integrou com sucesso a sua ligação à Fórmula Um e à Ferrari, através da execução de uma detalhada estratégia de construção de uma imagem de marca durante o primeiro ano do acordo.

A Vodafone já introduziu a sua marca em quase todos os seus principais mercados. O reconhecimento global da marca tem uma importância crucial para o Grupo, tendo sido uma das razões principais que levaram a Vodafone a escolher entrar na Fórmula Um, em parceria com a Ferrari. No final do primeiro ano do acordo, calcula-se que o patrocínio tenha gerado mais de seis mil milhões de inserções em televisão, a nível global, para a marca Vodafone. Para além disto, foram gerados milhões de impactos na imprensa e, na Internet, o tráfego on-line na página oficial da Ferrari e na página dedicada da Vodafone foi elevado. Foi, também, significativo o número de painéis publicitários colocados ao longo das pistas, em Grandes Prémios seleccionados, para aumentar o reconhecimento global da marca, assim como para complementar a associação da Vodafone à Fórmula Um.

Catorze empresas do Grupo Vodafone, em todo o mundo, oferecem agora novas e exclusivas aplicações móveis Vodafone e Ferrari. Através da Vodafone live!, e de outros serviços móveis, estão disponíveis notícias sobre a Ferrari, galerias de imagens a cores, logos a cores e toques para personalizar telemóveis. Para além disso, a Vodafone e a Ferrari desenvolveram especialmente um jogo Java para telemóveis, com animação em 3D, cor, som e efeitos de vibração para os choques. Os utilizadores podem correr em réplicas de 4 circuitos de Fórmula Um, incluindo Monte Carlo e Hockenheim.

A Vodafone utilizou plenamente a parceria com a Ferrari, através de uma campanha global em todos os seus mercados, utilizando imagens exclusivas dos carros, pilotos e da equipa em acção. Mais de 25 adaptações dos anúncios de televisão, filmados em princípios de 2002, foram usadas em todo mundo, e mais de 400 anúncios impressos deram o arranque a este programa global.

A campanha foi usada para ligar este patrocínio a muitos dos produtos Vodafone existentes em todo o mundo e incluiu promoções oferecidas aos clientes. Além disso, foram levadas a cabo actividades experimentais de marketing, centradas em torno do Vodafone Race Track Simulator, que visitou onze países da Europa, entre os quais Portugal, permitindo que 23.000 pessoas desfrutassem de uma empolgante experiência da marca. O Race Track proporcionou mais 2 milhões de impressões da marca durante a sua digressão.

Por isso, Thomas Geitner, Director Executivo da Vodafone Global Products and Services Limited, comentou: “Através do patrocínio à Scuderia Ferrari de Fórmula Um, a Vodafone alcançou imensos benefícios. Em parte, o sucesso deve-se à forma como a Vodafone integrou o patrocínio à Ferrari na sua actividade, criando incentivos locais às vendas e campanhas de publicidade globais. Explorando esta ligação na sua globalidade, a Vodafone conseguiu maximizar os benefícios do reconhecimento e preferência de marca. Este patrocínio também fornece uma excelente plataforma para construirmos uma ligação com os nossos clientes e ajuda a cumprir a nossa filosofia de ligar as pessoas às suas paixões.