Skip to content

Press Releases

Quinta-Feira, 15 de Setembro de 2005

Projecto monIT

Câmara Municipal do Porto, Optimus, TMN, Vodafone e IT cooperam na medição de emissões electromagnéticas.

Lisboa, 15 de Setembro de 2005 – Foi hoje assinado pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, pelo Instituto de Telecomunicações (IT) e pelos três operadores portugueses de telecomunicações móveis (Optimus, TMN e Vodafone), um protocolo de instalação de uma rede de monitorização remota de campos electromagnéticos naquele concelho.

Recorde-se que o Projecto monIT, desenvolvido pelo Instituto de Telecomunicações, com o apoio da Optimus, da TMN e da Vodafone, visa disponibilizar ao público toda a informação relevante sobre os níveis de exposição a campos electromagnéticos, designadamente os que são gerados pelas antenas de comunicações.

Para além dos resultados da monitorização sistemática em diversos locais públicos no País, e de informação técnica específica, o Projecto monIT disponibiliza, através do seu website www.lx.it.pt/monit, informação rigorosa e diversificada sobre a exposição às emissões electromagnéticas proveniente dos sistemas de comunicações móveis, usando uma linguagem acessível ao público em geral.

Consciente das preocupações quanto a eventuais efeitos dessas emissões e da necessidade de fornecer uma informação rigorosa, e tão vasta quanto possível, aos seus munícipes, a Câmara Municipal do Porto colabora na instalação das infra-estruturas necessárias à concretização desta iniciativa pioneira em Portugal.

Durante a cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu na Câmara Municipal do Porto e na qual estiveram presentes diversas entidades locais e outros convidados. O Professor Luís Correia, professor do Instituto Superior Técnico, investigador do Instituto de Telecomunicações e líder do Projecto monIT, fez uma breve apresentação do sistema e dos resultados já obtidos.