Skip to content

Press Releases

Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2007

Vodafone

15 Anos de Comunicações Móveis

Lisboa, 17 de Outubro de 2007 – Faz amanhã, dia 18 de Outubro, 15 anos que a, então, Telecel começou a oferecer serviços de comunicações móveis em Portugal. Era uma das primeiras redes GSM em todo o mundo e a primeira, de âmbito verdadeiramente nacional, a operar em Portugal.

Desde esse dia, as constantes inovações e os lançamentos de novas tecnologias alteraram radicalmente o sector das telecomunicações, o país e, também, em grande medida, a qualidade de vida das pessoas e a produtividade das empresas.

Em quinze anos a Empresa esteve permanentemente na primeira linha da inovação tecnológica e da satisfação das necessidades dos Clientes e do público em geral. Desde logo, por ter sido a primeira empresa portuguesa a oferecer um Serviço de Apoio ao Cliente disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana. Uma relação de excelência com o Cliente é, aliás, ainda hoje, um dos principais factores de diferenciação nos quais a Empresa alicerça a sua actividade e estratégia.

A grande dinâmica e o pioneirismo da Empresa marcam indubitavelmente o sector. Em 1994 lança a Caixa de Serviço Telecel, materializando, pela primeira vez, o conceito de serviço celular, e em 1996 ocorre a primeira grande segmentação do mercado com o lançamento da família de serviços pré-pagos Vitamina. Tem início a ‘democratização’ do acesso à tecnologia móvel, até então de utilização praticamente circunscrita ao universo empresarial.

Em 1999, a Telecel apresenta, pela primeira vez em Portugal, um serviço de acesso à Internet a partir do telefone móvel, utilizando a tecnologia WAP. Foi, igualmente um dos primeiros operadores europeus a testar o sistema GPRS e a lançar esta tecnologia celular, no ano 2000.

Em 2001 a Telecel é o primeiro operador do Grupo a migrar para a marca Vodafone, podendo orgulhar-se de, num período tão curto, ter lançado duas das marcas com maior notoriedade e prestígio em Portugal.

Em 2002 a Vodafone disponibilizou o serviço MMS e em 2003 lançou a televisão em directo nos telefones móveis e o envio de mensagens com vídeo, todos lançamentos pioneiros da Empresa. Ainda em 2002, a Vodafone lançou o Vodafone live!, uma oferta revolucionária na área dos dados móveis.

A Vodafone foi, ainda, o primeiro operador a disponibilizar serviços de Terceira Geração (3G) aos portugueses com o lançamento, em Fevereiro de 2004, do Vodafone Mobile Connect Card 3G/GPRS. Dois meses depois, foi o primeiro operador em Portugal e um dos primeiros em todo o mundo a facultar o acesso em roaming a serviços 3G. Um ano mais tarde foi lançado o Router 3G WiFi, o primeiro serviço de banda larga para equipas em mobilidade no mercado nacional.

A Vodafone tem-se, igualmente, afirmado e diferenciado com os seus tarifários, disponibilizando aos seus Clientes os planos de preços mais transparentes e competitivos do mercado. Ao nível das comunicações em roaming, por exemplo, a Vodafone tem transposto para o Cliente as vantagens de ser um operador global, ao conferir-lhes a possibilidade de efectuar chamadas em roaming de acordo com o tarifário do Cliente nas chamadas nacionais, acrescido de um valor fixo por chamada (Vodafone Travel).

A Vodafone foi, também, o primeiro operador português a disponibilizar serviços de 3G Banda Larga, também designada por 3ª Geração e Meia (3,5G) ou HSDPA, com o lançamento em 2006 do Vodafone Mobile Connect Card 3G Banda Larga e, posteriormente, com o primeiro telefone 3G Banda Larga.

Em Outubro de 2006, lançou o Vodafone Casa, uma oferta diferenciadora e muito competitiva de telecomunicações de voz e dados, destinada a substituir o tradicional telefone fixo de casa e incluindo também soluções para acesso à Internet.

Em 2007, a Vodafone lançou um conjunto alargado de serviços pioneiros em Portugal, que vão desde a nova placa 3G Banda Larga em formato Express Card, ao novo serviço TeleMultibanco que reproduz a experiência das Caixas Multibanco no telefone móvel, até aos inovadores serviços Vodafone My Mail, Vodafone web phone, Vodafone Backup e Vodafone Messenger, resultantes da aposta na convergência entre o Móvel e o PC.

Foi também este ano que a Vodafone ampliou a sua oferta, passando a disponibilizar serviços de Banda Larga Fixa ADSL. Esta importante evolução estratégica visa tornar a Empresa um operador global de comunicações, capaz de responder a cada vez mais necessidades de comunicação dos seus Clientes, quer sejam de natureza móvel ou fixa.

Nestes quinze anos, a Vodafone foi pioneira na introdução em Portugal das principais tecnologias ao serviço das comunicações móveis (EFR, Dual Band, WAP, 2,5G/GPRS, HSCSD, MMS, 3G/UMTS e 3,5G/HSDPA), além de ter desenvolvido e disponibilizado inúmeras soluções e facilidades técnicas altamente inovadoras, em resposta às necessidades dos Clientes e do público em geral.

Entre o primeiro telemóvel verdadeiramente portátil, com 420 gramas de peso e um tamanho considerável, até aos modelos mais compactos e com maior componente tecnológica, a Vodafone é o operador que mais marcas e modelos lançou em Portugal, procurando, continuamente, oferecer aos seus Clientes o que de melhor o sector móvel, entre serviços e equipamentos, tem para lhes oferecer.

Com receitas superiores a 1,4 mil milhões de euros e com cerca de 5 milhões de Clientes que diariamente confiam na Vodafone as suas necessidades de comunicação, a Vodafone é hoje uma das maiores e melhores empresas portuguesas. A Vodafone tenciona manter a sua diferenciação como o operador mais inovador e com maior orientação para Cliente em Portugal, disponibilizando a oferta mais competitiva e apostando na convergência do móvel, do PC e da Internet. Tal como no mercado móvel, a Vodafone quer, enquanto operador global de telecomunicações, continuar a afirmar-se como o principal agente dinamizador do mercado nacional, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento e para melhorar a qualidade de vida dos portugueses.