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Vodafone com maior índice de satisfação dos Clientes em 2007
Lisboa, 25 de Agosto de 2008 A Vodafone obteve o maior índice de satisfação dos Clientes no sector das telecomunicações em 2007, de acordo com os resultados anuais divulgados pela Anacom. A Vodafone registou um índice de satisfação de 74,4 (escala de 0 a 100), o mais elevado de todas as empresas do mercado nacional de telecomunicações e bastante acima da média do sector que se situou em 67,6.
No Relatório divulgado pela Anacom, a Vodafone surge classificada em primeiro lugar em todos os indicadores que são contemplados neste estudo: a Satisfação com o operador, a Imagem que os Clientes têm dos operadores, as suas Expectativas, a Qualidade Apercebida sobre a rede e serviços do operador, o Valor Apercebido face ao preço pago, as Reclamações recebidas e o seu tratamento e a Lealdade dos Clientes relativamente ao seu operador.
No indicador da Qualidade Apercebida, a Vodafone regista um valor de 8,3 pontos na qualidade global, muito acima dos restantes operadores (ambos com 7,7 pontos). A Vodafone lidera em todos os indicadores associados à qualidade apercebida da rede e serviços: qualidade técnica da rede (8,2 pontos); atendimento e capacidade de aconselhamento (7,6 pontos); qualidade (8,2 pontos), diversidade (8,0 pontos) e fiabilidade (7,9 pontos) dos produtos e serviços disponibilizados; clareza e transparência na informação fornecida (7,8 pontos); cobertura da rede (7,9 pontos) e clareza e transparência dos tarifários (7,9 pontos).
Também nos indicadores de Imagem dos operadores móveis a Vodafone lidera nas cinco categorias analisadas (escala de 1 a 10): É uma empresa de confiança no que diz e no que faz (8,1 pontos), É estável e está perfeitamente implantada no mercado (8,8 pontos), Contribui positivamente para a sociedade (7,5 pontos), Preocupa-se com os seus clientes” (7,6 pontos) e É inovadora e virada para o futuro (8,5 pontos).
A metodologia seguida pelo estudo ECSI Portugal 2007 Índice Nacional de Satisfação do Cliente (ECSI European Customer Satisfaction Index) é similar à utilizada pela Comissão Europeia para analisar a satisfação dos Clientes em 25 Estados-Membros, permitindo igualmente uma análise entre os vários resultados obtidos em cada País.
O estudo ECSI Portugal 2007 para as Comunicações foi realizado pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa em parceria com o Instituto Português da Qualidade e a Associação Portuguesa para a Qualidade, com o patrocínio da Anacom.
A divulgação deste estudo pela entidade reguladora do sector das telecomunicações (disponível em www.anacom.pt/render.jsp?contentId=606658) vem contribuir para o esclarecimento do público em geral sobre os efectivos índices de satisfação dos Clientes de cada operador.