Skip to content

Press Releases

Segunda-Feira, 9 de Julho de 2012

Fundação Vodafone Portugal

App ‘Praia em Directo’ oferece informação em tempo real sobre 174 zonas balneares

A Fundação Vodafone Portugal, em parceria com a Marinha Portuguesa – Instituto de Socorros a Náufragos, acaba de lançar a nova versão da aplicação ´Praia em Directo’ para smartphones e tablets com sistemas operativos iOS e Android. A aplicação pode também ser acedida via PC, em versão web, no endereço .

Após o sucesso registado no lançamento em Agosto de 2011, a aplicação gratuita ´Praia em Directo’ passa agora a abranger 174 zonas balneares marítimas e fluviais (mais 150 do que na versão anterior), disponibilizando em tempo real informação sobre as marés (cedida pelo Instituto Hidrográfico da Marinha), ondulação, pressão atmosférica e qualidade da água balnear (informação cedida pela Agência Portuguesa do Ambiente), para além dos parâmetros já disponíveis na versão anterior: índice UV, temperatura e pH da água, temperatura e humidade do ar, percentagem de oxigénio dissolvido, velocidade e direcção do vento.

Outra novidade é a disponibilização em Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano de toda a informação sobre as praias portuguesas abrangidas pela aplicação.

Os dados disponibilizados no serviço ‘Praia em Directo’ são medidos por estações móveis de monitorização que transmitem para a aplicação os dados medidos em contínuo. A transmissão da informação é efectuada por GPRS na rede da Vodafone Portugal.

Esta aplicação insere-se no programa Praia Saudável, iniciado pela Fundação Vodafone Portugal em 2005, com o objectivo de contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias, assim como das acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada. Ao longo dos últimos oito anos, a Fundação Vodafone Portugal investiu cerca de oito milhões de euros na execução do programa Praia Saudável.