Skip to content

Press Releases

Quarta-Feira, 29 de Novembro de 2017

Startup incubada no Vodafone Power Lab soma prémios internacionais

Pavnext acaba de vencer a semifinal do concurso Ideas from Europe e vai representar Portugal na Holanda
  • Desde dezembro de 2016, esta ideia de negócio já soma oito distinções
  • Pavimento que desacelera veículos e gera energia promete tornar as cidades mais seguras e sustentáveis

Apoiada pelo Vodafone Power Lab, a startup Pavnext tem vindo a destacar-se no ecossistema do empreendedorismo pelos prémios arrecadados, somando já oito distinções nacionais e internacionais. A mais recente conquista aconteceu na Estónia, na semifinal da competição Ideas from Europe, onde garantiram acesso à final que decorrerá em abril, na Holanda. Nesta competição participaram 28 ideias de negócio, uma por cada Estado-Membro da União Europeia, passando à final as onze melhores ideias.

Vencedores da 5.ª edição do Big Smart Cities, competição de empreendedorismo promovida pela Vodafone e pela Ericsson que se realizou entre abril e julho, o reconhecimento desta ideia de negócio começou no final de 2016, quando receberam o Prémio Inovação Segurança Rodoviária, criado pelo Automóvel Club de Portugal e a BP, em parceria com a Agência Nacional de Inovação e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Em Portugal, venceram ainda a fase regional do Big Smart Cities em Coimbra, a final nacional do Climate Launchpad e a final nacional do Ideas from Europe.

Após estes prémios nacionais, a Pavnext rumou em outubro ao Chipre para a final internacional da 4.ª edição do Climate Launchpad, concurso que reúne, a nível mundial, as melhores ideias para combater as alterações climáticas. A startup portuguesa alcançou o primeiro lugar na categoria “Alterações Urbanas”, concorrendo contra 105 ideias de negócio, vindas de 35 países, relacionadas com a proteção do ambiente.

A este prémio juntou-se um lugar no pódio do World Smart City Awards, em Barcelona, tendo sido distinguida na categoria “Innovative Ideas”. Esta é uma competição que reconhece e promove estratégias, projetos e ideias sustentáveis com potencial para mudar a vida nas cidades, contando com 309 candidaturas provenientes de 58 países.

A Pavnext foi criada por um engenheiro eletromecânico, Francisco Duarte, atualmente aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), um gestor, João Champalimaud, e uma designer, Sílvia Soares. A ideia consiste no desenvolvimento de um equipamento para pisos rodoviários que permite extrair energia cinética aos veículos, reduzindo a sua velocidade de circulação, sem qualquer ação do condutor e sem causar impacto no veículo. A energia captada é convertida em energia elétrica que pode ser utilizada, por exemplo, para iluminação da via pública, passadeiras, semáforos, entre outros. O sistema desenvolvido permite também gerar dados de tráfego e de velocidade, da energia gerada e consumida, possibilitando a elaboração de relatórios e a otimização de consumos energéticos em tempo real.

Selecionada pela Startup League para ter um stand na última edição do Web Summit, a Pavnext destaca a importância destas distinções para o seu negócio. “Os prémios de inovação que o projeto tem vindo a receber são um reconhecimento do potencial do projeto para a transformação das nossas cidades, no sentido de as tornar mais seguras, sustentáveis e inteligentes. São também uma forma de dar a conhecer o projeto e mais rapidamente chegarmos até parceiros e clientes”, afirma Francisco Duarte, um dos fundadores da Pavnext.

A startup prepara-se agora para testar o seu piloto em Cascais, no âmbito do primeiro prémio do Big Smart Cities que, além de 10 mil euros, incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem a Estocolmo para conhecer um dos polos de inovação da Ericsson, inclui um período de experimentação neste município. Para já, a Pavnext tem vindo a desenvolver um trabalho de identificação das passadeiras mais perigosas da vila de Cascais para poder dar início à implementação dos seus dispositivos no pavimento.