Quarta-Feira, 6 de Junho de 2018

Vodafone anuncia criação de 5G Hub – centro de inovação para impulsionar a rede móvel do futuro em Portugal

Ericsson é o parceiro estratégico da Vodafone para o 5G e foi assinado um memorando de colaboração para acelerar a rede móvel do futuro no País

A Vodafone Portugal acaba de anunciar a criação de um laboratório de inovação para impulsionar a rede móvel do futuro – o 5G Hub. Localizado na sede da Empresa, em Lisboa, o 5G Hub da Vodafone será um centro aberto de produção de conhecimento e inovação, que vai reunir parceiros ligados ao sector das telecomunicações, à Indústria, universidades, investigadores e startups. O objetivo é criar um ecossistema propício ao desenvolvimento da nova tecnologia para que se tire partido de todas as potencialidades que o 5G apresenta.

Para a Vodafone, a criação deste centro nevrálgico de inovação é um imperativo. Por um lado, é um testemunho das nossas maiores obsessões diárias – a inovação, esse desígnio de criar e de chegar mais longe, tornando o mundo mais próximo e antecipando o Futuro, fazendo-o de forma aberta à sociedade e em prol do desenvolvimento e competitividade do País. Por outro, é uma consequência do ambicioso plano de investimento que a Vodafone pôs em marcha nos últimos cinco anos e que atingiu mais de mil milhões de euros”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

O projeto foi apresentado hoje de manhã, na Sede da Vodafone Portugal, num encontro que contou com as presenças do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, do CEO da Vodafone Portugal, Mário Vaz, e do Presidente da Ericsson Portugal, Luís Miguel Silva.

Gostaria de saudar a Vodafone por esta iniciativa, a criação deste projeto 5G Hub em Portugal, que liga universidades, startups e parceiros, para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de negócio, assentes na tecnologia 5G, permitindo potenciar o seu efeito verdadeiramente disruptivo. Este projeto comporta aquele que deve ser um dos pilares do desenvolvimento da economia portuguesa, a inovação, baseada em recursos humanos qualificados, e assente em infraestruturas de qualidade”, frisou o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins.

O momento serviu, igualmente, para a Vodafone anunciar uma parceria estratégica com a Ericsson para a construção e desenvolvimento do 5G em Portugal. Foi com a Ericsson, aliás, que foi assinado o primeiro memorando de colaboração para a promoção e aceleração da rede de quinta geração no nosso País e, consequentemente, deste laboratório de inovação.

“A parceria estratégica que assinámos hoje com a Vodafone representa um marco importante no percurso de Portugal rumo ao 5G. Com cerca de 20% da população mundial com cobertura 5G até 2023, sabemos que tal terá um impacto significativo em termos de experiência do utilizador e na transformação digital das indústrias e cidades, e Portugal não será exceção. Até 2026 estimamos que a indústria portuguesa invista cerca de 1,36 mil milhões de euros em digitalização, sendo o 5G determinante enquanto impulsionador da inovação. Os operadores e os fabricantes, como a Ericsson, terão um papel de acelerador dessa transformação”, afirma Luís Miguel Silva, Presidente da Ericsson Portugal.

A par da Ericsson, este centro de inovação estará, a partir de hoje, aberto à participação de universidades de referência em todo o País, tais como o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, bem como outras que se venham a juntar no futuro. Também fazem parte deste Hub a UPTEC – parque tecnológico que presta apoio e mentoria a startups, bem como o Vodafone Power Lab, incubadora de projetos de empreendedorismo.

Com este laboratório, a Vodafone compromete-se a criar as condições necessárias para se testarem e concretizarem casos práticos, disponibilizando para isso rádios 5G standard assim que estes estejam disponíveis, bem como o acesso a uma rede core e plataformas de serviços. A par disso, serão instaladas antenas 5G nos polos universitários que integrem este Hub, para que os alunos possam ter acesso a esta tecnologia e, com isso, consigam materializar as suas ideias que, de outra forma, só seriam possíveis quando a rede móvel do futuro ficar comercialmente disponível.

Ao contribuir para a aceleração e o desenvolvimento do 5G em Portugal, a Vodafone, a Ericsson e todos os parceiros que constituem este centro de inovação estão ativamente a contribuir para o progresso digital em Portugal, mostrando que, atuando de forma articulada, todos ganham: as Empresas, as universidades, as startups e, consequentemente, a economia nacional.

Este Hub é o reflexo do trabalho que a Vodafone tem desenvolvido nos últimos anos, preparando progressivamente a chegada da quinta geração móvel. A Empresa tem vindo a equipar as suas infraestruturas, bem como toda a arquitetura da sua rede, com equipamentos agnósticos à tecnologia, que através de um upgrade de software ficarão prontas para a evolução para o 5G.

É sobre esta rede – que já é altamente veloz, robusta e resiliente – que estamos a preparar de forma gradual a quinta geração móvel. Hoje, parte relevante do investimento que fazemos em rede móvel é já em antecipação ao que será exigido no 5G, o que nos permite afirmar que a nossa rede é cada vez mais ‘5G ready’”, revela João Nascimento, CTO da Vodafone Portugal.

5G – Potenciar a transformação da indústria e da sociedade

Para materializar algumas das inovações que serão desenvolvidas no 5G Hub, e mostrar como a rede móvel do futuro vai moldar as sociedades nos mais diversos campos, foram demonstrados cinco use cases desenvolvidos pela Ericsson, sob a rede de testes 5G da Vodafone e com tecnologia 5G da Ericsson.

• Condução remota – A partir de um cockpit instalado na Sede da Vodafone, foi possível telecomandar um carro à distância, que realizou um percurso pelo Parque das Nações;
  • Internet of Skills – O 5G potenciará a transmissão de conhecimento e de competências de um ponto físico para outro, de forma fiável e ultrarrápida. Nesta demonstração assistiu-se à simulação de uma cirurgia, em ambiente de Realidade Virtual, em que o médico utiliza para o efeito luvas táteis, compostas por milhares de sensores;
  • Internet of eyes – As infraestruturas inteligentes possibilitadas pelo 5G e pela cloud vão dar originar a vários use cases de, entre outros, segurança pública e gestão de multidões (deteção de distúrbios, reconhecimento facial); Automação industrial (robótica, segurança, veículos autónomos); Sistemas de transporte inteligentes (segurança nas estradas, smart parking). A demonstração mostrou múltiplas câmaras a fazerem streaming de vídeo de uma situação, a partir de diferentes ângulos, enquanto uma máquina inteligente detetava objetos e determina a sua localização em tempo real;
  • Gaming imersivo – Jogar em Realidade Virtual, deixando de ser necessário utilizar equipamentos de alta potência, tornar-se-á uma experiência cada vez mais comum. Nesta demonstração evidenciou-se as novas possibilidades potenciadas pelo 5G para os consumidores, como a baixa latência e o motion tracking dinâmico.