Skip to content

Press Releases

Lisboa, 24 de novembro de 2020

 

Vodafone compromete-se a atingir a neutralidade carbónica até 2040

  • Metas de redução de carbono para a próxima década foram aprovadas pela Science Based Targets Initiative
  • A partir de abril 2021, Vodafone Portugal compra 100% de eletricidade de fontes renováveis, neutralizando a totalidade das emissões de CO2 decorrentes da eletricidade que adquire

O Grupo Vodafone comprometeu-se a atingir a neutralidade carbónica até 2040, e confirmou que as suas metas de redução de carbono para 2030 foram aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi), estando em linha com as reduções que é necessário atingir para se conter o aumento da temperatura média global a 1,5 ºC, a meta mais ambiciosa do Acordo de Paris.

Até 2030, o Grupo Vodafone eliminará todas as emissões diretas de carbono decorrentes das suas próprias atividades e da eletricidade que adquire e utiliza (Scope 1 e 2). A Vodafone também se compromete, até 2030, a reduzir para metade as emissões indiretas de carbono provenientes de outras fontes emissoras (Scope 3), incluindo joint ventures, todas as compras na cadeia de valor, da utilização dos produtos que comercializa e das viagens de negócio.

Em 2040, o Grupo Vodafone terá eliminado por completo as emissões indiretas de outras fontes emissoras (Scope 3) - antecipando em dez anos o compromisso inicial do Grupo Vodafone de atingir zero emissões na sua pegada de carbono em 2050.

O CEO do Grupo Vodafone, Nick Read, afirma que “a Vodafone acredita na liderança pelo exemplo, pelo que hoje prometemos tornar-nos totalmente neutros em emissões de carbono até 2040. Estamos comprometidos em reduzir a nossa pegada de carbono através da melhoria da nossa eficiência energética, da utilização de energia renovável, da redução dos resíduos da rede e da integração de novos critérios ambientais no processo de seleção de fornecedores. A Vodafone também contribuirá para que os nossos clientes possam reduzir a sua pegada ambiental através da utilização dos nossos serviços, incluindo a Internet of Things (IoT)”.

Vodafone Portugal vai comprar 100% da sua eletricidade de fontes renováveis

O contributo da Vodafone Portugal para o compromisso global de neutralidade carbónica começa já a partir de abril 2021, através da aquisição de 100% de eletricidade de fontes renováveis. Esta medida insere-se num plano abrangente que a Vodafone Portugal tem vindo a implementar ao longo dos últimos anos, tendo em vista a redução da sua pegada de carbónica.

Otimização dos consumos de energia através da implementação de sistemas de refrigeração mais eficientes, reutilização e reciclagem dos resíduos eletrónicos, desenvolvimento e instalação de funcionalidades e equipamentos na rede cada vez mais eficientes, implementação da fatura eletrónica para todos os Clientes, otimização das embalagens dos produtos e incentivos para aquisição de viaturas elétricas para a frota são algumas das iniciativas que a Vodafone Portugal tem vindo a implementar ao longo dos últimos anos e que têm permitido uma melhoria do desempenho ambiental da Empresa.

Para Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, “os desafios sociais e ambientais que a Humanidade enfrenta são muito vastos e cada vez mais imprevisíveis, como a atual pandemia que estamos a viver. É, por isso, necessário o empenho de todos para conseguir uma sociedade mais sustentável, mobilizando Governos, Empresas e a Sociedade Civil. Estamos a fazer a nossa parte, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas que a Vodafone apoia desde 2015, intervindo através do potencial da tecnologia, das redes de comunicações e serviços que disponibilizamos aos nossos Clientes, entre as quais se conta o desenvolvimento de soluções para tornar as cidades e comunidades sustentáveis através de tecnologias de última geração como a IoT, 5G ou Inteligência Artificial”.

A par das medidas já referidas, ao longo da última década a Vodafone Portugal também tem vindo a apostar cada vez mais no digital para melhorar o seu desempenho ambiental, com a promoção, há já vários anos, da partilha digital de informação, realização de reuniões virtuais, armazenamento em arquivos digitais, software na nuvem e a política de trabalho a partir de casa, agora intensificados com a atual situação pandémica.

Evolução dos compromissos do Grupo Vodafone com o planeta

O anúncio de hoje é um suporte adicional ao objetivo do Grupo Vodafone de construir uma sociedade digital que potencia o progresso socioeconómico, abrange todos e não prejudica o planeta.

Em 2019, o Grupo Vodafone comprometeu-se a adquirir toda a eletricidade proveniente de fontes renováveis, reduzindo para metade a sua pegada ambiental até 2025 e reutilizar, revender ou reciclar 100% dos resíduos da sua rede, apoiando a transição para uma economia mais circular.

Até julho de 2021, a rede europeia do Grupo Vodafone será alimentada por eletricidade 100% renovável - criando uma Green Gigabit Net, para os clientes em 11 mercados, que utilizará gradualmente de forma sustentável energia de fontes eólica, solar ou hídrica.

Em julho de 2020, o Grupo Vodafone também anunciou uma nova meta ambiciosa para apoiar os clientes empresariais que usam os seus serviços a reduzir as suas próprias emissões de carbono em um total acumulado de 350 milhões de toneladas globalmente ao longo de 10 anos, entre 2020 e 2030.

Em setembro de 2020, o Grupo Vodafone tornou-se uma das primeiras empresas globais a anunciar que avaliaria os compromissos dos fornecedores com o meio ambiente, a diversidade e a inclusão aquando da apresentação de propostas para prestação de novos serviços, passando a avaliação destes critérios a ter um peso de 20%. O processo atual de avaliação de propostas de fornecedores tem em consideração a existência de políticas ambientais para endereçar a redução de carbono, utilização de energia renovável, redução de plástico, economia circular e ciclo de vida do produto.

Data de Publicação: 24/11/2020