Skip to content

Press Releases

Lisboa, 29 de abril de 2020

 

Fundação Vodafone lança DreamLab, uma App que contribui para acelerar investigação no combate ao COVID-19

  • Através da aplicação DreamLab, os portugueses podem contribuir para acelerar a investigação sobre o coronavírus enquanto dormem
  • App desenvolvida há três anos para ajudar na investigação contra o cancro foi agora reprogramada para integrar projeto do Imperial College London ligado ao COVID-19
  • App junta Inteligência Artificial e o poder de processamento dos smartphones para potenciar um supercomputador virtual, capaz de processar milhões de dados complexos e acelerar a investigação 

A partir de hoje, todos os portugueses podem ajudar os cientistas do Imperial College London a acelerar a sua investigação sobre o tratamento do COVID-19, através da utilização da App DreamLab. Esta aplicação móvel gratuita junta inteligência artificial e o poder de processamento dos smartphones, criando um supercomputador virtual com capacidade para analisar milhões de dados, enquanto estamos a dormir. 

A DreamLab foi desenvolvida pela Fundação Vodafone Austrália há três anos para facilitar a investigação contra o cancro. O algoritmo foi agora reprogramado para ser utilizado no combate ao COVID-19 em vários países onde a Vodafone está presente.

A grande mais valia desta aplicação é a rapidez e a facilidade no processamento da enorme quantidade de informação que existe na comunidade científica. Enquanto que um computador ligado 24 horas por dia levaria décadas a processar estes dados, uma rede de 100 mil smartphones, com a aplicação ativa durante a noite, consegue realizar o mesmo trabalho em apenas dois meses.

O objetivo deste projeto de investigação ligado ao COVID-19 passa por, numa primeira fase, identificar medicamentos e moléculas dos alimentos com propriedades antivirais. Concluída esta recolha, pretende-se otimizar a combinação entre estes medicamentos e os alimentos, de forma a melhorar a sua eficácia no tratamento do coronavírus. Os investigadores do Imperial College London acreditam que, a longo prazo, este trabalho pode acelerar o acesso a medicamentos eficazes e permitirá tratamentos personalizados contra esta doença infeciosa.

Numa verdadeira luta contra o tempo, Organizações e Investigadores em todo o mundo procuram respostas para combater a pandemia COVID-19. É com enorme orgulho que lançamos a aplicação DreamLab em Portugal, a qual usa o poder de computação coletivo dos smartphones para ajudar a acelerar a investigação na área da saúde, nomeadamente no cancro e no coronavírus. Este é o verdadeiro exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida das pessoas, e mais relevante se torna quando todos podem dar o seu contributo”, afirma Mário Vaz, Presidente e CEO da Vodafone Portugal e Presidente da Fundação Vodafone Portugal.

Todos os portugueses podem, a partir de hoje, contribuir para esta investigação ao descarregar gratuitamente a App DreamLab para os seus dispositivos iOS ou Android. A App pode ser usada em todas as redes, recomendando-se a utilização do Wi-Fi, sendo que os Clientes Vodafone não serão taxados pelos dados móveis usados por esta aplicação.

A DreamLab não acede a informação privada dos equipamentos para conseguir utilizar a capacidade de processamento dos telefones.

Para além de Portugal, esta aplicação está disponível em Itália, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Roménia, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Gana e Lesoto.

Mais informações disponíveis em www.vodafone.com/dreamlab/portugal.